Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

VIRA-LATA – 22 DE JANEIRO

qui, 22 de janeiro de 2026 10:49

Cães atuam em operação

O caso dos dois irmãos desaparecidos em povoado no interior do Maranhão tem movimentado vários órgãos, dentre eles, o Corpo de Bombeiros Militar. Além de equipes de vários estados empenhados nas buscas, as atividades contam com a participação de cães.

 

Cadela Iara

Durante a operação da última quinta-feira, 15, a cadela Iara, que participaria das buscas, morreu após apresentar sintomas compatíveis com torção gástrica. O animal do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará era destaque pois era conhecido pelo temperamento singular, pela dedicação ao trabalho e pela forte conexão com a tropa.

 

Histórico

Nascida no dia 21 de janeiro de 2021, a cadela ao longo da trajetória operacional participou de cursos fora do estado, integrou grandes operações e contribuiu diretamente para a localização de vítimas. Ela se tornou também a primeira cachorra da raça Braco Alemão certificada nacionalmente pela Ligabom na prova de Odor Específico.

 

Reforço

Ainda no mesmo dia, bombeiros militares do Pará e do Ceará, além de seis cães farejadores, reforçaram a operação de buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, desaparecidos desde 4 de janeiro.

Aliados

Os cães farejadores têm como principal função localizar pessoas, objetos ou substâncias por meio do olfato extremamente apurado, sendo usados em diversas áreas da sociedade. Na busca e resgate localizam pessoas desaparecidas em matas, áreas urbanas, escombros e após desastres naturais (enchentes, deslizamentos, terremotos). Mesmo em matas fechadas conseguem seguir trilhas de odor deixadas horas ou dias antes.

Evidência

Os cães possuem 300 milhões de receptores olfativos em seus focinhos, além de terem uma região cerebral 40 vezes maior do que a do ser humano dedicada exclusivamente para processar odores. No geral, esses animais têm uma capacidade 10 mil vezes maior do que seres humanos de perceber odores.

Segurança

Mais do que ferramentas de trabalho, esses cães são parceiros indispensáveis das equipes humanas. Seu desempenho é resultado de treinamento especializado, cuidado constante e da relação de confiança com seus condutores. O trabalho silencioso dos cães farejadores salva vidas, protege o meio ambiente e reforça a segurança todos os dias.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: