Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Araguari ganha Escola de Tempo Integral com estrutura moderna e capacidade para 315 alunos

ter, 4 de novembro de 2025 09:09

Da Redação

Foto 1: Prefeitura lança construção de Escola de Tempo Integral com investimento de R$ 7,6 Milhões.

No dia 3 de novembro, a Prefeitura de Araguari, por meio das secretarias de Educação e de Planejamento, Orçamento e Habitação, realizou a cerimônia de lançamento da construção de uma Escola de Tempo Integral. O evento aconteceu na rua Milton Miguel Duarte, 251, no bairro Ipês, e marca um avanço importante na educação da cidade.

A escola de tempo integral é um modelo educacional que oferece uma jornada ampliada para os alunos, com aulas e atividades que ocupam todo o dia escolar. Além das disciplinas curriculares, os estudantes têm acesso a atividades culturais, esportivas e de reforço pedagógico. O formato visa um desenvolvimento mais completo, com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e proporcionar um acompanhamento mais próximo dos educadores. Ao integrar as atividades escolares e extracurriculares, as escolas de tempo integral favorecem a convivência social, reduzem a exposição a riscos fora do ambiente escolar e incentivam o desenvolvimento de interesses pessoais, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

O projeto da nova escola segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contará com nove salas de aula térreas, projetadas para garantir conforto e distanciamento adequado entre os alunos. Cada sala terá ventilação cruzada, iluminação natural e áreas externas contíguas, que permitirão a realização de atividades ao ar livre. Além disso, as salas estarão equipadas com bancadas e pontos de água, permitindo a realização de experimentos pedagógicos, especialmente nas áreas de ciências e artes.

O novo espaço também incluirá áreas integradas, como um pátio coberto, refeitório, quadra poliesportiva, playground e outras áreas externas, favorecendo a interação entre os alunos de diferentes faixas etárias. A escola terá capacidade para atender até 315 alunos no período integral, com turmas do ensino fundamental I e II, do 1º ao 9º ano.

O investimento total na obra será de R$ 7.633.006,34, recursos provenientes do Novo PAC. A liberação dos recursos contou com o apoio do Deputado Federal José Vitor de Resende Aguiar, que fortaleceu a negociação junto ao FNDE. A execução da obra está a cargo da empresa Sigma Engenharia e Construção Ltda, com supervisão dos engenheiros Daniela Beatriz Resende e José Almir Peixoto Resende.

A construção dessa escola de tempo integral representa um passo importante para a ampliação da oferta educacional de qualidade em Araguari, garantindo a estudantes uma formação mais completa e uma melhor infraestrutura para o aprendizado.

“Serão 315 novas vagas em período integral que vamos oferecer nesta escola novinha que será construída. Temos certeza de que, dentro desse novo ambiente, nossos alunos terão as condições ideais para um aprendizado de qualidade. A expectativa é que a escola esteja funcionando no início de 2027”, afirmou o prefeito Renato Carvalho durante o lançamento da obra da nova Escola de Tempo Integral, em Araguari.

O Deputado Federal Zé Vitor também se pronunciou sobre a importância do investimento para a região, destacando o crescimento da área e os benefícios para a comunidade local. “Começando hoje a obra, em 2027 teremos mais de 600 alunos aqui, na região do Portal dos Ipês. Esta área está crescendo muito, inclusive com a grande obra de duplicação da Rua João Rodrigues da Cunha, realizada pela Prefeitura. Araguari está se expandindo a cada dia, o que nos obriga a continuar fazendo grandes investimentos. Em todos os bairros, há um gesto de respeito da nossa parte, com obras chegando, mas mais do que concreto, estamos proporcionando oportunidades para as crianças. Este será um ambiente criativo e moderno, onde elas poderão se desenvolver e se tornar grandes agentes de transformação”, destacou Zé Vitor.

Foto 2: A escola terá capacidade para atender até 315 alunos no período integral.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: