Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Nova Escola de Tempo Integral impulsiona modernização da rede municipal de ensino em Araguari

sáb, 1 de novembro de 2025 10:00

Da Redação

Legenda: A nova escola garantirá mais oportunidades e desenvolvimento pleno para os estudantes do Bairro Ipês e adjacências.

A Prefeitura de Araguari, em uma demonstração de prioridade máxima à área educacional, anunciou a realização da cerimônia de lançamento da construção de uma moderna Escola de Tempo Integral. O evento, fruto de uma ação conjunta e integrada entre diversas secretarias municipais, está agendado para o dia 03 de novembro de 2025, às 9h30, e promete ser um momento de celebração para toda a comunidade que será a principal beneficiada. A solenidade ocorrerá no próprio local da futura edificação, situada na Rua Newton Miguel Duarte, nº 251, a antiga Rua 10, no Bairro Ipês, um ponto estratégico escolhido para expandir o acesso ao ensino de qualidade em uma região importante da cidade.

 

Este projeto transcende a simples realização de uma obra física, configurando-se como um investimento estratégico na formação integral dos estudantes. Com um custo total de R$ 7.633.006,34, majoritariamente custeado por meio de um convênio com o Ministério da Educação, com recursos do PAC e do Plano de Ações Articuladas (PAR), a nova unidade reforça a trajetória de sucesso da política educacional do município, que já atende mais de 2.300 alunos no modelo de Tempo Integral.

 

A futura escola adotará o modelo padrão FNDE “Escola 9 Salas – Térreo”, uma tipologia arquitetônica pensada para atender aos dois ciclos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e que terá capacidade para acolher até 315 alunos em período integral. O projeto prevê uma área construída de 1.424,91 m² em um terreno de 6.400,00 m² (80x80m), garantindo um ambiente amplo, moderno e perfeitamente adequado às práticas pedagógicas inovadoras. Cada uma das nove salas de aula será projetada para garantir conforto ambiental, com ventilação cruzada e iluminação natural, e contará com bancadas com ponto de água para o desenvolvimento de atividades artísticas e científicas, estimulando a investigação desde cedo.

 

A jornada escolar estendida na Escola de Tempo Integral irá muito além do currículo tradicional, oferecendo um leque maior de atividades pedagógicas e lúdicas, essenciais para o aprendizado completo. Entre as ações previstas, destacam-se o reforço em alfabetização e letramento, a prática de resolução de problemas, e a inclusão de artes, esportes, tecnologia e projetos de cidadania, visando o desenvolvimento do aluno em sua totalidade: intelectual, cultural, social e emocional. Critérios de sustentabilidade, como a captação e reuso de água da chuva, e a previsão de placas de energia fotovoltaica, bem como rigorosos padrões de acessibilidade e segurança, incluindo o atendimento aos princípios do desenho universal e restrição de acesso a áreas de serviço, atestam o alto padrão de infraestrutura do empreendimento.

 

A materialização deste investimento é resultado de um planejamento meticuloso e da colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), que garantirá o alinhamento pedagógico e a formação continuada dos profissionais, e a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Habitação, crucial para a gestão eficiente dos recursos e a fiscalização do cronograma da obra. Ao manter os estudantes em um ambiente escolar seguro e estimulante por mais horas, a nova escola colaborará significativamente para a redução da exposição a contextos de vulnerabilidade social, oferecendo mais oportunidades e perspectivas promissoras para o futuro da juventude de Araguari. A construção da Escola de Tempo Integral representa, portanto, um salto quantitativo e qualitativo para o sistema de ensino municipal, reafirmando o compromisso da administração em fortalecer o vínculo entre escola, família e comunidade e em investir na base da sociedade.

 

A nova unidade será um marco na história recente do município, projetando um futuro onde a educação é, de fato, a principal ferramenta de transformação social.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: