Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

157ª Festa do Congado em Araguari reafirma tradição e atrai multidão recorde

ter, 21 de outubro de 2025 09:54

Da Redação

Legenda: Devoção, resistência e recorde de público marcam o encerramento da Celebração Afro-Brasileira.

O último fim de semana, foi marcado pelo encerramento da 157ª Festa dos Congados em Araguari, em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. O tradicional encontro de ternos na praça da Igreja do Rosário não só celebrou a fé e a cultura afro-brasileira, mas também registrou um recorde de público, reforçando a importância desta manifestação centenária para a identidade local e regional.

 

Realizada pela Associação de Congados, Paróquia Nossa Senhora do Rosário e a Prefeitura de Araguari, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), a festa deste ano ganhou destaque especial pelo incentivo ao Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, com investimentos municipais direcionados à valorização e preservação desta herança histórica.

 

Para além do espetáculo de cores, ritmos e danças, o Congado – ou Festa dos Reinados – é um complexo cultural e religioso de profunda relevância histórica, especialmente em Minas Gerais, onde a tradição é ferventíssima. Suas raízes remontam às tradições africanas, trazidas pelos povos escravizados, que encontraram no sincretismo religioso com a fé católica uma forma de manter vivas suas crenças, reverenciar seus ancestrais e celebrar a coroação de seus reis e rainhas, em especial os do Congo e de Angola.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e, em alguns locais como Araguari, Santa Efigênia, é central. Estas irmandades religiosas, muitas vezes criadas pelos próprios negros, serviram como espaço de organização, auxílio mútuo e resistência cultural durante o período escravocrata e o pós-abolição. Os “ternos” ou “guardas” de Congado, como os Moçambiques, Catupés e Congos, cada um com sua indumentária, instrumentos de percussão (tambores, caixas, chocalhos) e coreografias específicas, não apenas louvam os santos, mas reencenam a memória da ancestralidade, do sofrimento e da luta pela liberdade e dignidade.

 

O Congado é, portanto, um símbolo de resistência cultural, arte e religiosidade, que perpetua a identidade dos povos negros, combatendo o racismo e a discriminação por meio da celebração de suas origens. Recentemente, a celebração foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), atestando sua inestimável relevância.

 

Em Araguari, a festa possui uma longa trajetória, sendo considerada a mais antiga e tradicional da região, com 157 edições. O encontro final, com a presença de ternos de cidades vizinhas como Uberlândia, Catalão, Monte Carmelo, Ibiá e Sacramento, demonstrou a força e a tradição araguarina.

 

Paulo Apóstolo, presidente da FAEC, ressaltou o papel do poder público no sucesso crescente da festa. “É de suma importância o apoio do poder público municipal. Não somente na questão de recurso, mas também de infraestrutura e logística. A nossa festa tem crescido muito nos últimos anos. Esse ano, observarmos que os ternos de Congado aumentaram de tamanho. Então, esse apoio, essa união de esforços fazem com que a nossa festa cresça ainda mais”, considerou Apóstolo, reafirmando que Araguari sedia a festa de Congado mais antiga da região.

 

O Vice-Prefeito Wesley Lucas reforçou o empenho na realização da festa: “Nós temos feito tudo por essa festa. O povo gosta, tem muita fé em Nossa Senhora do Rosário e admiração pelo folclore e pela cultura da Congada”, afirmou Lucas, que agradeceu o Prefeito pelo apoio durante o evento.

 

O Prefeito Renato Carvalho destacou a importância de manter viva a celebração e expressou seu entusiasmo com o sucesso do evento, atribuindo o crescimento da festa ao apoio municipal iniciado em 2021: “Acho muito bonito ver que uma celebração como esta mantém viva a tradição e cultura deste importante movimento em nossa cidade. Este ano, em especial, por termos tido a alegria em ter representações de outras cidades, como Uberlândia, Catalão, Monte Carmelo, Ibiá e Sacramento. É um momento de valorização aos costumes de um povo que reconhece sua força, devoção e busca preservar as origens”, declarou o Prefeito.

 

Renato Carvalho também usou suas redes sociais para parabenizar a todos os envolvidos. “Hoje tenho a segurança e certeza em afirmar junto com todos Araguarinos, que a nossa Festa de Congados é a melhor e mais bonita do Brasil! Através da nossa FAEC e toda comunidade do congado, desde 2021, decidimos apoiar e fortalecer essa manifestação cultural e religiosa tão rica com os traços da nossa cidade… e olha só minha gente como estamos agora. Muito lindo tudo isso!” ressaltou.

 

O sucesso desta edição, com o recorde de público e a notável participação de grupos de outras cidades, confirma o Congado de Araguari como um polo vital na preservação da memória afro-brasileira e na afirmação de um patrimônio cultural que ressoa os tambores da história e da fé.

Legenda: O encontro dos Ternos de Congado na Praça da Igreja do Rosário selou a 157ª edição da festa, que se consolida como a mais antiga da região, recebendo grupos de várias cidades de Minas e Goiás.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: