Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Mulher morre após comer “falsa couve” em Patrocínio

qui, 16 de outubro de 2025 08:36

Da Redação

Uma mulher de 37 anos morreu nesta segunda-feira (13) após ingerir a planta tóxica conhecida como “falsa couve” (Nicotiana glauca), em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Claviana Nunes da Silva estava internada desde 8 de outubro, quando passou mal após o almoço em família. O estado de saúde dela piorou no domingo (12), devido a uma lesão cerebral grave.

Além de Claviana, três parentes também foram intoxicados. Um homem de 67 anos recebeu alta no dia 9, enquanto outros dois continuam hospitalizados — um deles em estado grave e em coma induzido.

O grupo passou mal após confundir a planta com couve verdadeira e consumi-la refogada, colhida na própria chácara onde moravam. Durante o resgate, as vítimas chegaram a sofrer paradas cardiorrespiratórias, revertidas ainda no local.

A “falsa couve”, também chamada de charuteira ou fumo bravo, é comum em áreas rurais e contém anabazina, substância altamente tóxica que pode causar paralisia muscular e respiratória. Segundo a professora Amanda Danuello, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o consumo, mesmo cozido, pode ser fatal.

A Secretaria de Saúde confirmou que partes da planta foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise. A Polícia Civil instaurou inquérito e apura o caso como envenenamento acidental.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: