Descarte de materiais perfurantes no lixo oferece riscos aos garis
qui, 16 de outubro de 2025 08:23Da Redação

Legenda: Em várias residências e pontos comerciais pequenos, a prática do descarte de garrafas e objetos perfurantes ainda é observada.
A forma como muitas pessoas descartam o lixo doméstico tem prejudicado o trabalho dos garis que fazem a coleta todos os dias em Araguari. Esse fato negativo virou uma das pautas nas últimas semanas no legislativo local.
O vereador Guilherme Henrique dos Santos Santana mostrou essa realidade negativa, afirmando que o descarte irregular de lixo tem causado sérios riscos aos garis, expondo-os a perigos como cortes, perfurações e infecções. “Precisamos ter cautela na forma de condicionar esse lixo. Na última semana, uma pessoa colocou uma faca grande dentro de um saco de lixo, o que poderia ter causado um acidente grave. É preciso que a população se atente aos danos causados por essa prática”, destacou.
Os principais riscos para os coletores são os descartes de facas, vidros quebrados, espetos de churrasco e outros objetos perfurocortantes misturados ao lixo comum, que são uma ameaça constante de acidentes e ferimentos graves. Outro ponto é que o descarte incorreto de seringas, agulhas e outros materiais de saúde pode resultar em perfurações e na transmissão de doenças infecciosas, como hepatites e HIV.
Além disso, o contato com o chorume líquido escuro da decomposição do lixo e a exposição a resíduos tóxicos ou biológicos contribuem para a proliferação de doenças e infecções nos trabalhadores da coleta. Existem ainda os acidentes com o lixo eletrônico. Componentes de lixo eletrônico, como chumbo e mercúrio, são tóxicos e podem contaminar o solo e a água, expondo os garis a substâncias perigosas.
A reportagem da Gazeta do Triângulo questionou o vereador Guilherme sobre outro problema, que é o descarte de garrafas long neck, que em muitas residências e até mesmo em pontos comerciais menores são colocadas em sacos plásticos para que sejam levadas como lixo doméstico comum. “As pessoas não devem colocar esse tipo de material. Existe o caminhão da coleta seletiva, que é o responsável por coletar essas garrafas e dar uma destinação adequada. A colaboração da população é essencial para garantir a segurança dos garis, que desempenham um serviço público de grande importância para a saúde e limpeza da cidade”, observou o vereador.
1 Comentário
Últimas Notícias
- Arrecadação cresce em Minas seg, 16 de março de 2026
- SESI inaugura nova unidade em Extrema no Sul de Minas seg, 16 de março de 2026
- Bárbara Colen, atriz de Bacurau, ministra curso na Escola SENAI do Audiovisual dom, 15 de março de 2026
- Lakers, Cleveland e Memphis disputam neste sábado as últimas duas vagas para o mata-mata sáb, 14 de março de 2026
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...