Descarte de materiais perfurantes no lixo oferece riscos aos garis
qui, 16 de outubro de 2025 08:23Da Redação

Legenda: Em várias residências e pontos comerciais pequenos, a prática do descarte de garrafas e objetos perfurantes ainda é observada.
A forma como muitas pessoas descartam o lixo doméstico tem prejudicado o trabalho dos garis que fazem a coleta todos os dias em Araguari. Esse fato negativo virou uma das pautas nas últimas semanas no legislativo local.
O vereador Guilherme Henrique dos Santos Santana mostrou essa realidade negativa, afirmando que o descarte irregular de lixo tem causado sérios riscos aos garis, expondo-os a perigos como cortes, perfurações e infecções. “Precisamos ter cautela na forma de condicionar esse lixo. Na última semana, uma pessoa colocou uma faca grande dentro de um saco de lixo, o que poderia ter causado um acidente grave. É preciso que a população se atente aos danos causados por essa prática”, destacou.
Os principais riscos para os coletores são os descartes de facas, vidros quebrados, espetos de churrasco e outros objetos perfurocortantes misturados ao lixo comum, que são uma ameaça constante de acidentes e ferimentos graves. Outro ponto é que o descarte incorreto de seringas, agulhas e outros materiais de saúde pode resultar em perfurações e na transmissão de doenças infecciosas, como hepatites e HIV.
Além disso, o contato com o chorume líquido escuro da decomposição do lixo e a exposição a resíduos tóxicos ou biológicos contribuem para a proliferação de doenças e infecções nos trabalhadores da coleta. Existem ainda os acidentes com o lixo eletrônico. Componentes de lixo eletrônico, como chumbo e mercúrio, são tóxicos e podem contaminar o solo e a água, expondo os garis a substâncias perigosas.
A reportagem da Gazeta do Triângulo questionou o vereador Guilherme sobre outro problema, que é o descarte de garrafas long neck, que em muitas residências e até mesmo em pontos comerciais menores são colocadas em sacos plásticos para que sejam levadas como lixo doméstico comum. “As pessoas não devem colocar esse tipo de material. Existe o caminhão da coleta seletiva, que é o responsável por coletar essas garrafas e dar uma destinação adequada. A colaboração da população é essencial para garantir a segurança dos garis, que desempenham um serviço público de grande importância para a saúde e limpeza da cidade”, observou o vereador.
1 Comentário
Últimas Notícias
- Araguari participa de encontro regional e reforça compromisso com a educação inclusiva ter, 28 de julho de 2026
- Interbairros define classificados e abre caminho para a fase decisiva ter, 28 de julho de 2026
- Araguari Vôlei EVA conquista quatro pódios na Taça Uirapuru de Voleibol de Base ter, 28 de julho de 2026
- DA REDAÇÃO – 28 DE JULHO ter, 28 de julho de 2026
- Prefeitura promove encontro para fortalecer ações de saúde, educação e inclusão em Araguari ter, 28 de julho de 2026
- BR-365 continua recebendo os serviços iniciais da duplicação ter, 28 de julho de 2026
- Uberlândia adota tecnologia embarcada para monitorar cerca de 3,5 mil quilômetros de vias e qualificar manutenção da pavimentação asfáltica ter, 28 de julho de 2026
- RADAR – 28 DE JULHO ter, 28 de julho de 2026
- Fresado asfáltico do Aeroporto Santos Dumont ganha novo destino e melhora vias da comunidade de Auto São João ter, 28 de julho de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados amplia acesso à saúde com cirurgias especializadas realizadas no município ter, 28 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...