Sábado, 31 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Operação Rota Universitária desarticula esquema de tráfico no entorno da UFU

qui, 2 de outubro de 2025 08:00

Da Redação

Uma força-tarefa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gaeco, em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 1º, a Operação Rota Universitária, que revelou um sofisticado esquema de tráfico de drogas e armas no Bairro Santa Mônica, em Uberlândia.

Ao todo, foram cumpridos 35 mandados judiciais, sendo 21 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, todos relacionados a investigações que já resultaram em três denúncias apresentadas pelo MPMG. Os alvos respondem por crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação ao tráfico, comércio ilegal de armas, receptação e lavagem de dinheiro.

Segundo as apurações, a quadrilha dominava pontos de venda de entorpecentes em áreas próximas ao campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A localização estratégica era explorada pelo grupo para criar uma verdadeira “rota do tráfico”, direcionada principalmente aos universitários.

“O grupo criminoso também atuava em outros pontos da cidade, mas havia esse setor em específico, visando os nossos universitários ali nas imediações da UFU. Eles tinham prioridade na venda de drogas em bares e locais específicos, muito cobiçados pelas organizações criminosas”, explicou o delegado Fábio Ruz, da Polícia Civil e membro do Gaeco.

As investigações apontam que a logística criminosa contava com estrutura complexa para abastecer os pontos de venda e, em alguns casos, possível permissividade de estabelecimentos da região.

A Operação Rota Universitária é um desdobramento da Operação Escobar e reforça a atuação integrada das forças de segurança no combate ao crime organizado em Uberlândia.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: