Banco de Alimentos combate desperdício e leva comida à mesa de quem mais precisa
ter, 23 de setembro de 2025 08:00Da Redação

Foto 1: Na última semana, o banco distribuiu 4 mil quilos de batata in natura e 62 caixas de tomate cereja
Um banco de alimentos vinculado a órgãos públicos, como prefeituras, é uma iniciativa voltada para a coleta, armazenamento e distribuição de alimentos excedentes ou próximos do vencimento, mas ainda próprios para o consumo. Esses itens, doados por supermercados, feiras, indústrias e produtores rurais, deixam de ir para o lixo e passam a garantir comida na mesa de quem mais precisa.
Coordenado por instituições públicas, o banco atua como um elo entre doadores e beneficiários. Os alimentos arrecadados são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, entidades assistenciais, creches, escolas públicas e comunidades em risco, promovendo segurança alimentar, inclusão social e educação para o aproveitamento consciente dos alimentos.
Em Araguari, o Banco de Alimentos funciona desde 2021 como um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Para cumprir sua missão, conta com o apoio de diversos parceiros engajados na luta contra a fome e o desperdício.
Na última semana, o banco distribuiu 4 mil quilos de batata in natura e 62 caixas de tomate cereja, beneficiando centenas de associações e instituições sem fins lucrativos. As cestas foram compostas por alimentos nutritivos e saborosos, reforçando o compromisso com a saúde das famílias atendidas.
Esse trabalho é resultado de parcerias estratégicas, como com o SESC – Mesa Brasil, que fortalece a rede de apoio alimentar no município. No dia 17 de setembro, o Banco de Alimentos de Araguari recebeu o curso “Nada se perde, tudo se cozinha”, a capacitação reuniu participantes de diversas associações, que aprenderam técnicas de aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas de preparo.
A secretária Eunice Mendes, o subsecretário Sílvio Antônio e a coordenadora do Banco de Alimentos, Waldeni Assis, agradeceram à gestão do prefeito Renato Carvalho e do vice-prefeito Wesley Lucas pelo apoio às políticas públicas de combate à fome no município.
15 Comentários
Últimas Notícias
- Uberlândia perderá 38 orelhões até 28 qui, 29 de janeiro de 2026
- Wesley Lucas participa de assembleia que reúne lideranças do esporte mineiro qui, 29 de janeiro de 2026
- Carreta com carga de algodão pega fogo e mobiliza equipes na BR-050 qui, 29 de janeiro de 2026
- Governo de Minas anuncia IPVA 2026 e amplia força-tarefa para combater golpes contra contribuintes qui, 29 de janeiro de 2026
- 53º BPM intensifica operações alusivas ao 29º aniversário da 9ª RPM qui, 29 de janeiro de 2026
- Anderson Castro desiste de sua candidatura à presidência da Liga Araguarina de Futebol qui, 29 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Indianópolis reforça compromisso social em reunião com beneficiários do Bolsa Família qui, 29 de janeiro de 2026
- Araguari se prepara para o início do ano letivo qui, 29 de janeiro de 2026
- VIRA-LATA – 29 DE JANEIRO qui, 29 de janeiro de 2026
- Campos da prefeitura passam por recuperação visando a temporada 2026 qui, 29 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
