Terminal Rodoviário de Araguari é interditado por risco de colapso estrutural
sáb, 20 de setembro de 2025 08:00Da Redação

Foto 1: As análises técnicas concluíram que a estrutura se encontra em processo de colapso.
A Prefeitura de Araguari interditou, nesta sexta-feira (19), o Terminal Rodoviário Tancredo de Almeida Neves, após laudos técnicos apontarem risco iminente à segurança de usuários e trabalhadores. A medida foi tomada pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, responsável pelo espaço, que também abriga a sede da pasta.
Uma avaliação técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, com acompanhamento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, confirmou a gravidade do cenário.
O relatório da AMVAP (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba) apontou risco de colapso progressivo da edificação. Diante disso, a Prefeitura contratou a empresa Zakon Engenharia, especializada em diagnósticos estruturais, que confirmou o comprometimento da estrutura — inclusive em pilares de sustentação —, recomendando intervenção imediata.
“As análises técnicas concluíram que a estrutura se encontra em processo de colapso progressivo, com deslocamentos excessivos e patologias em elementos de sustentação, cobertura, fechamento e pisos. Não é possível prever quanto tempo a edificação resistirá, o que caracteriza risco iminente à segurança dos usuários”, informou a Prefeitura em nota oficial. “A recuperação depende de projeto específico de engenharia, demandando reforma predial adequada.”
Diante da situação, a área comprometida foi isolada, com reforço na segurança, incluindo vigilância 24 horas por dia e manutenção das câmeras de monitoramento.
Para garantir a continuidade do transporte intermunicipal e interestadual, os guichês e operações de embarque e desembarque serão transferidos, de forma provisória, para o Posto Mineirão, localizado na BR-050, Km 41. Um decreto municipal será publicado nos próximos dias, regulamentando a mudança e garantindo respaldo jurídico para as alterações.
Na manhã do dia 19, vereadores se reuniram com o prefeito Renato Carvalho, funcionários dos guichês e lojistas para discutir os impactos da interdição. Participaram do encontro os vereadores Giulliano Tibá, Carlos Cascão, Alex Peixoto, Paulo do Vale, e as vereadoras Isabel Pires e Débora Dau.
Funcionários e lojistas que atuam no terminal expressaram preocupação com a mudança, alegando que a transferência para o Posto Mineirão pode provocar queda no fluxo de passageiros, o que impactaria diretamente na comissão recebida pela venda de passagens.
Como alternativa, eles sugeriram a criação de uma estrutura provisória nas proximidades do terminal, utilizando contêineres, barracas e banheiros químicos. A proposta, no entanto, foi rejeitada pela Prefeitura, que alegou riscos operacionais, sobretudo com a proximidade do período chuvoso.
“A Prefeitura reforça que a segurança da população é prioridade e que todas as medidas estão sendo tomadas com responsabilidade, transparência e rigor técnico, visando preservar vidas e oferecer condições seguras para usuários e trabalhadores do transporte rodoviário”, concluiu a nota oficial.

Foto 2: A recuperação depende de projeto específico de engenharia, demandando reforma predial adequada.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira dom, 21 de junho de 2026
- Aeroporto de MoC terá terminal de cargas sáb, 20 de junho de 2026
- OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas sáb, 20 de junho de 2026
- Estado de Minas Gerais lidera o ranking das infrações relacionadas à Lei Seca, que completou 18 anos sáb, 20 de junho de 2026
- Rodada terá sete jogos, com destaques para Campo Redondo x Millenium e Novo Horizonte x Goiás sáb, 20 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE JUNHO sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura promove campanha “Sorriso de Estrelas” com ações de saúde bucal em cinco UBSFs sáb, 20 de junho de 2026
- Evento “Quartel de Portas Abertas” acontece nesta segunda-feira, 22, na sede da 2ª Companhia de Bombeiros em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis assina ordem de serviço para ampliação do Centro de Controle de Zoonoses sáb, 20 de junho de 2026
- Malocchios MC celebra 10 anos com 4º Motorock Solidário em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...