Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Da Redação – 21 de agosto

qui, 21 de agosto de 2025 11:22

RODADA DE NEGÓCIOS

Hoje, 21 de agosto, Araguari sediará a Rodada de Negócios, um encontro estratégico promovido pela LD Celulose com foco na prospecção e fortalecimento de parcerias entre empresas da cidade e região. O evento será realizado às 8h, na Capela da IMEPAC, e contará com a presença de representantes do setor da Construção Civil, além de lideranças como José Júlio (presidente do HUSF), Diego Cunha (reitor do IMEPAC) e diretores da LD Celulose.

 

COLETIVA COM A IMPRENSA

Nesta sexta-feira, às 16h, no Palácio dos Ferroviários, será realizada uma coletiva de imprensa para a apresentação oficial da programação de shows que marcarão as comemorações dos 137 anos de Araguari. A expectativa é de um evento grandioso, que promete movimentar a cidade e se consolidar como um marco na agenda cultural araguarina.

 

NÃO DESSA VEZ

O chefe do Cartório Eleitoral de Araguari, Fernando Guetti, não acredita que a 16ª Zona Eleitoral conseguirá atingir a marca de 100 mil eleitores já no próximo pleito, em 2026.
Em entrevista ao repórter Luiz Muilla, da Rádio Planalto AM, Guetti explicou que o eleitorado da região cresce, em média, 2 mil pessoas por ano, mas também há perdas em razão de óbitos, sobretudo entre idosos. Atualmente, a 16ª ZE conta com 88.355 eleitores em Araguari e 5.253 em Indianópolis, totalizando 93.508 cadastrados – sendo mais de 35 mil sem biometria.

 

SONHO

Quando a 16ª ZE alcançar a marca de 100 mil eleitores, poderá pleitear a criação de uma nova zona eleitoral, medida que contribuiria para melhorar ainda mais a dinâmica política e administrativa no município. Em Minas Gerais existem 304 zonas eleitorais (ZEs), cada uma com seu respectivo cartório eleitoral. Algumas abrangem mais de um município, como é o caso da 16ª ZE, que compreende Araguari e Indianópolis.

 

MOBILIZAÇÃO

O Cartório Eleitoral de Araguari segue intensificando o trabalho de cadastramento biométrico. Atualmente, apenas 62% do eleitorado local está devidamente registrado. No estado, o índice é de 70,8%, enquanto a média nacional já atinge 86%.
O TRE busca aproximar Minas Gerais desse patamar. Para se cadastrar, basta comparecer ao cartório local, das 13h às 18h, levando um documento oficial com foto. O procedimento leva, em média, 6 minutos.

 

OPORTUNIDADE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Fundação de Apoio à Educação e Cultura (FAEC) estão com inscrições abertas para o curso de Operador de Computador-Informática. As matrículas podem ser feitas até o dia 22 de agosto, e as aulas estão programadas para começar em 25 de agosto. Os interessados devem realizar suas inscrições presencialmente na Rua Manoel Assis Pereira, 140, no Bairro Goiás.

 

MUDANÇA?

O jornalista Luiz Muilla, candidato a vereador no último pleito pelo PRTB, confidenciou à coluna que deve mudar de sigla a qualquer momento. Ele teria recebido um convite interessante nessa semana. Nas duas últimas eleições, Muilla obteve 500 votos.

 

PONTAPÉ INICIAL

O Araguari Vôlei deu o pontapé inicial para a temporada 2025/2026 com a realização da sua primeira reunião oficial. O encontro marcou o início de um novo ciclo de trabalho e reforçou a expectativa de um ano de grandes desafios e conquistas. A equipe, que já está instalada na cidade, começa, nesta semana, os treinos, sob o comando do novo técnico Anderson, profissional que chega para trazer ainda mais competitividade ao projeto. Alguns dos trabalhos serão realizados no espaço cedido pelo Clube Pica-Pau, que se tornou parceiro nesta caminhada.

 

GRUPO

O grupo conta com um elenco homogêneo, formado por atletas experientes, que acumulam passagens pelo voleibol nacional e internacional, além de jovens talentos em busca de espaço. Essa mescla entre experiência e juventude promete dar equilíbrio e intensidade ao time dentro de quadra.

 

CAMPEONATOS

Para a temporada, o Araguari Vôlei disputará o Campeonato Mineiro e a Superliga B, com o grande objetivo de conquistar o acesso à Superliga A, um dos principais palcos do voleibol brasileiro. O Araguari Vôlei inicia mais uma temporada com garra, união e o compromisso de representar a cidade com dedicação, acreditando que, juntos, atletas, comissão técnica, patrocinadores e torcida podem alcançar grandes feitos. Avante!

 

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta terça-feira, 19 uma palestra sobre coleta seletiva na Escola Municipal “Mário da Silva Pereira”. A atividade destacou a importância da reciclagem para a preservação ambiental.

 

JIU-JITSU

No último fim de semana, Araguari sediou o IV Open de Jiu-Jitsu, reunindo 670 atletas, representantes de 27 municípios e 59 delegações. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Araguari e também recebeu incentivo da Câmara de Vereadores, por meio de emenda parlamentar do então vereador Léo Mulata.

MIGUEL ASSAD DEBS

A Avenida Miguel Assad Debs, uma das mais movimentadas de Araguari, está recebendo uma importante obra de drenagem. A intervenção busca resolver os frequentes alagamentos que comprometem o asfalto e a mobilidade na região. Serão 160 metros de drenagem na avenida, no trecho com a Rua 19 de Outubro, além de mais 200 metros de extensão para conexão do sistema. Apesar da complexidade, a obra promete trazer mais segurança, durabilidade ao pavimento e qualidade de vida para a população.

 

VERANICO

O Triângulo Mineiro deve enfrentar dias de calor intenso nos próximos dias, por ocasião do terceiro período de veranico registrado neste ano no Brasil. A previsão é que o fenômeno, caracterizado por aumento das temperaturas e queda na umidade relativa do ar em pleno inverno, se estenda até domingo, 25. Segundo a Climatempo, as temperaturas na região podem ficar entre 3 °C e 5 °C acima da média para agosto.

 

ENTENDA

O fenômeno é provocado por um bloqueio atmosférico que se forma sobre o interior do país. A massa de ar polar que vinha avançando sobre o território nacional perde força, enquanto um sistema de ar seco se intensifica no Brasil Central. Esse cenário altera a direção dos ventos: deixam de predominar os fluxos frios vindos do Sul e Sudeste e passam a soprar ventos quentes oriundos do Norte e Nordeste, ampliando a sensação de calor.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: