Banco de Alimentos fortalece parcerias no combate à fome
sex, 1 de agosto de 2025 08:00Da Redação

Foto 1: A expressiva participação das instituições demonstrou a força da rede de solidariedade que atua no município.
Um banco de alimentos vinculado a órgãos públicos, como prefeituras, é uma iniciativa voltada para a coleta, armazenamento e distribuição de alimentos excedentes ou próximos do vencimento, mas ainda próprios para o consumo. Esses itens, doados por supermercados, feiras, indústrias e produtores rurais, deixam de ir para o lixo e passam a garantir comida na mesa de quem mais precisa.
Coordenado por instituições públicas, o banco atua como um elo entre doadores e beneficiários. Os alimentos arrecadados são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, entidades assistenciais, creches, escolas públicas e comunidades em risco social, promovendo a segurança alimentar e a inclusão social.
Em Araguari, o Banco de Alimentos funciona desde 2021 como um equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social. Para cumprir sua missão, conta com o apoio de diversos parceiros engajados na luta contra o desperdício e a fome. Recentemente, a unidade promoveu uma reunião em sua sede com representantes do SESC-Mesa Brasil e de várias associações e instituições sem fins lucrativos da cidade e região.
O encontro teve como objetivo fortalecer parcerias e reafirmar o compromisso coletivo com a segurança alimentar. A expressiva participação das instituições demonstrou a força da rede de solidariedade que atua no município.
Durante a reunião, foi ressaltada a importância do cadastro no Programa Mesa Brasil – a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina. Mais do que uma ação contra o desperdício, o programa conecta doadores a entidades sociais, garantindo acesso a uma alimentação digna para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Foto 2: Durante a reunião, foi ressaltada a importância do cadastro no Programa Mesa Brasil.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- OAB-MG solicita a revisão e a suspensão imediata de trechos das Resoluções SEJUSP nº 712 e 718/2026 qua, 15 de abril de 2026
- Janaúba tem maior evento da fruticultura do País qua, 15 de abril de 2026
- Brasil precisa reduzir dependência de fertilizantes importados, alerta liderança do agro qua, 15 de abril de 2026
- Bora pra Trilha 2026 reúne mais de 450 participantes e arrecada mais de 226 kg de alimentos em Araguari qua, 15 de abril de 2026
- Abadia dos Dourados conquista Selos Nacionais em Assistência e Educação qua, 15 de abril de 2026
- Café Agro Jovem marca presença na Fenicafé e segue com programação nos próximos dias qua, 15 de abril de 2026
- Fenicafé 2026 começa destacando inovação, cooperação e o protagonismo da cafeicultura brasileira qua, 15 de abril de 2026
- DA REDAÇÃO – 15 DE ABRIL qua, 15 de abril de 2026
- HUSF inaugura novos leitos de UTI e amplia sua capacidade de cuidar da vida qua, 15 de abril de 2026
- Araguari recebe reforços para a segurança da Expo Araguari qua, 15 de abril de 2026
> > Veja mais notícias...
Mas diz que já acabaram com a fome no Brasil há muito tempo, o povo estão fazendo Quatro refeiçoes ao dia e até mais.