Prefeitura de Monte Carmelo promove inclusão social e qualificação profissional com o programa “Capacitando para o Futuro”
ter, 29 de julho de 2025 08:00Da Redação

Legenda: Todos os cursos oferecidos são gratuitos.
Em um esforço contínuo para fomentar a inclusão social e a capacitação profissional, a Prefeitura de Monte Carmelo, por meio da Secretaria de Inclusão Social, segue investindo no programa “Capacitando para o Futuro”. A iniciativa, que tem como foco principal jovens e adultos, busca prepará-los para as demandas do mercado de trabalho, oferecendo uma gama de cursos profissionalizantes de forma totalmente gratuita.
O programa é uma resposta direta à necessidade de gerar mais oportunidades para aqueles que estão fora do mercado de trabalho ou buscam uma nova profissão. A secretária da pasta, Neivia Costa, destaca a importância da ação. “O nosso objetivo é claro: capacitar e dar ferramentas para que essas pessoas construam um futuro melhor. Queremos que elas se sintam preparadas e tenham as habilidades necessárias para competir por uma vaga ou até mesmo empreender. O programa é um caminho para a dignidade e a autonomia”, afirma a secretária.
Os cursos, que incluem opções básicas e avançadas, são realizados no Multicentro, um espaço dedicado ao desenvolvimento e à educação profissional. A diversidade de oferta é um dos pontos fortes do programa, que já oferece cursos como o de cabeleireiro, uma das formações mais procuradas e que tem se mostrado uma excelente porta de entrada para o setor de beleza. Além dele, a grade de cursos é constantemente atualizada para atender às necessidades do mercado local.
A secretária Neivia Costa ressalta que a gratuidade dos cursos é um fator crucial para a democratização do acesso à qualificação. “Sabemos que muitos não têm condições de arcar com os custos de um curso profissionalizante. Ao oferecermos essa oportunidade de forma gratuita, estamos quebrando barreiras e tornando o sonho de ter uma profissão uma realidade para todos”, completa a secretária.
O “Capacitando para o Futuro” é mais do que um programa de cursos; é uma plataforma de transformação social que visa não apenas qualificar, mas também resgatar a esperança e fortalecer a autoestima dos participantes, dando-lhes as ferramentas necessárias para que se tornem agentes de suas próprias vidas.
13 Comentários
Últimas Notícias
- Uberlândia perderá 38 orelhões até 28 qui, 29 de janeiro de 2026
- Wesley Lucas participa de assembleia que reúne lideranças do esporte mineiro qui, 29 de janeiro de 2026
- Carreta com carga de algodão pega fogo e mobiliza equipes na BR-050 qui, 29 de janeiro de 2026
- Governo de Minas anuncia IPVA 2026 e amplia força-tarefa para combater golpes contra contribuintes qui, 29 de janeiro de 2026
- 53º BPM intensifica operações alusivas ao 29º aniversário da 9ª RPM qui, 29 de janeiro de 2026
- Anderson Castro desiste de sua candidatura à presidência da Liga Araguarina de Futebol qui, 29 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Indianópolis reforça compromisso social em reunião com beneficiários do Bolsa Família qui, 29 de janeiro de 2026
- Araguari se prepara para o início do ano letivo qui, 29 de janeiro de 2026
- VIRA-LATA – 29 DE JANEIRO qui, 29 de janeiro de 2026
- Campos da prefeitura passam por recuperação visando a temporada 2026 qui, 29 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
