Alta de casos respiratórios acende alerta em Araguari e em todo o estado
qua, 7 de maio de 2025 09:45Da Redação
Seis municípios de Minas Gerais — Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Pedro Leopoldo e Santa Luzia — decretaram situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outras doenças infecciosas virais.
Diante do agravamento do cenário, o governador Romeu Zema (Novo) publicou, na última sexta-feira (2), um decreto estadual com validade de 180 dias para enfrentamento da crise sanitária. A medida tem como base o avanço de vírus respiratórios, como o vírus sincicial respiratório (VSR) e o influenza A, que têm
pressionado o sistema de saúde, especialmente nas unidades pediátricas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até 30 de abril, foram registradas 26.786 internações por SRAG e 334 mortes. Os grupos mais afetados são crianças com menos de 1 ano (2.587 internações) e idosos com mais de 60 anos (15.130).
O decreto estadual prevê medidas emergenciais, como a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços essenciais, a requisição de recursos de pessoas físicas e jurídicas — com garantia de indenização — e a tramitação em regime de urgência de processos relacionados à crise. Também foi determinada a ativação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por SRAG (COE-Minas-SRAG), que será coordenado pela SES-MG.
Segundo o governo, a alta abrupta na demanda por atendimentos respiratórios representa risco real de desassistência e sobrecarga nas unidades de saúde.
Em Belo Horizonte, o decreto municipal foi publicado no dia 30 de abril. A capital registrou, apenas em abril, 63.217 atendimentos por SRAG — um aumento de 49% em relação a março, quando foram contabilizados 42.435 casos.
Diante da situação em todo o estado, a Gazeta entrou em contato com a secretária municipal de Saúde de Araguari, Thereza Christina Griep, para saber como está o panorama local. Segundo a secretária, o município
também tem enfrentado um crescimento significativo de casos de síndromes respiratórias nas últimas semanas.
“O estado declarou emergência em saúde no dia 2, e nós devemos declarar também nos próximos dias. A maioria dos casos envolve crianças, devido ao tempo seco, ao frio e à alta circulação de vírus típicos desta época do ano”, afirmou Thereza Christina.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mulher é salva após homem tentar contra a vida de sua ex-companheira dom, 20 de setembro de 2026
- INTERBAIRROS TEM RODADA DECISIVA NA BRIGA PELAS SEMIFINAIS – LAF dom, 20 de setembro de 2026
- Prefeito e vice de Grupiara deixam cargos nesta sexta-feira após cassação mantida pelo TRE-MG dom, 20 de setembro de 2026
- Feira de Artesanato de Araguari reúne criatividade, cultura e tradição neste sábado dom, 20 de setembro de 2026
- Prefeitura de Douradoquara avança em nova etapa da construção da Vila Paris dom, 20 de setembro de 2026
- Campanhas seguem tranquilas e sem registros de ocorrências em Araguari dom, 20 de setembro de 2026
- Campanha de vacinação antirrábica segue em Araguari com atendimento em diversos pontos dom, 20 de setembro de 2026
- AMADORÃO: TERCEIRA RODADA TEM QUATRO JOGOS NESTE DOMINGO – LAF dom, 20 de setembro de 2026
- Sigma é escolhida pela Nasdaq para tocar sino na Semana do Clima de Nova York após atingir 100% de circularidade dom, 20 de setembro de 2026
- Pouso Alegre terá novo centro de distribuição sáb, 19 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...
