Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Taça das Favelas Nacional começa nesta quinta-feira com participação de peneirado em Araguari

qui, 10 de outubro de 2024 11:37

Da Redação

Atleta Kauan está escalado para fazer parte da seleção mineira

A Taça das Favelas Brasil vai realizar a sua Cerimônia de Lançamento, nesta quinta-feira, 10, no Museu do Futebol, na capital paulista, a partir das 11h. No mesmo evento, haverá o sorteio das Chaves do Favelão 2024, que definirá os caminhos da terceira edição do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding.

 

O evento contará com a presença de patrocinadores, autoridades, artistas e representantes das seleções estaduais. Os atletas do masculino, de 14 a 17 anos, vão em busca do troféu Jair da Matta, enquanto as meninas, que podem jogar a partir dos 14 anos, disputarão o troféu Marina Soares Athayde. Ambos os homenageados foram cruciais na trajetória da CUFA. “Um grande projeto que deu certo e está na terceira edição. É uma celebração especial, na qual podemos reunir jovens de todo Brasil, gerando um impacto positivo dentro e fora dos gramados. A expectativa é alta para saber qual estado leva o título e vamos descobrir os caminhos que levarão a realização desse sonho no mesmo evento, com o sorteio das chaves”, explicou Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA.

 

Serão 12 estados participantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Bahia e Piauí. Cada delegação será composta por equipes masculina e feminina, totalizando mais de 20 seleções. Desta relação, São Paulo em 2022, e Paraná em 2023, conquistaram o título masculino. No feminino, o Rio de Janeiro tem o bicampeonato. Ainda no mesmo dia, será realizado o sorteio das chaves que definirá os rumos da competição. As seleções, escolhidas e dirigidas pelos técnicos campeões estaduais, começam a disputar o Favelão nesta sexta-feira, 11, no Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester, zona leste da capital paulista.

 

Os jogos vão acontecer diariamente no local, com uma folga nos dias 17 e 19, para as disputas das quartas e semifinais. De Araguari, onde a CUFA realizou a fase regional da competição intitulada 2ª Taça das Favelas Triângulo, o atleta Kauan da Silva foi selecionado para compor a seleção mineira que disputará essa fase nacional. Juntamente com o Professor de Educação Física e coordenador técnico local da Taça, Alexsandro Damas ambos se apresentarão hoje, em São Paulo, para a concentração. Eles são apoiados pela da Lei Bolsa Atleta, concedida pelo município de Araguari, para que atletas possam disputar competições esportivas a nível estadual, nacional e internacional.

 

“Sinto falta hoje no futebol brasileiro de jogadores que façam a diferença, que tenham prazer em competir de forma firme, mas agregando. Já fui jogador profissional de futebol e falo da minha experiência. Hoje temos mais do mesmo, cada jogador na sua posição, sem se esforçar muito pelo resultado coletivo e sem isso, não existe honra na vitória. Espero que nosso atleta Kauan se esforce, dê o máximo e consiga atingir suas expectativas. Desejo boa sorte e bom futebol” disse André Madonna, ex jogador profissional e atual Presidente da Fundação Municipal de Esportes e Paradesportos de Araguari-FAMEP.

 

A FAMEP é patrocinadora da ida do atleta para a Taça Nacional. Kauan da Silva tem 16 anos, mora atualmente em Ituiutaba, mas é natural de Brasilândia de Minas e corre atrás do sonho de se tornar um jogador profissional. Esse ano de 2024, jogando pelo time da comunidade Novo Tempo, o jovem foi vice-campeão da 2ª Taça das Favelas Triângulo. O torneio foi organizado pela Central Única das Favelas – base Araguari e contou com a participação de 320 jogadores/jogadoras de várias cidades da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

 

O atacante de lado esquerdo de campo, foi o protagonista de um dos gols do jogo da final, disputado entre Novo Tempo e Gameleira, e onde o último se sagrou campeão. “Sempre foi um sonho ser jogador de futebol, e do meu pai também, que sempre me auxiliou e batalhou para me ajudar a chegar nesse sonho”, destacou Kauan.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: