Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (08/10)

ter, 8 de outubro de 2024 08:09

ELEIÇÕES 2024

Um domingo agitado e com muitas denúncias: assim foi o domingo de Eleições Municipais em nossa cidade. Confirmando a pesquisa realizada pelo DATATEMPO, Renato Carvalho, foi reeleito com mais de 50 mil votos, o que representou maios de 78% dos votos.

 

SURPRESAS

Já na eleição para vereador, as surpresas foram grandes. Vereadores de vários mandatos ficaram de fora enquanto nomes que não eram tão conhecidos, conseguiram as tão sonhadas cadeiras do legislativo.

 

POR DOIS VOTOS

A disputa da cadeira mais acirrada no Legislativo, em Araguari, foi para a única vaga conquistada pelo partido NOVO. O cantor e empresário Alex Peixoto acabou sendo eleito por 853, dois a mais que o ex-vereador Rafael Guedes.

 

PARCEIROS DE PALCO

E a coincidência é que ambos que disputaram a vaga do partido NOVO são cantores. Rafael Guedes por muitos anos protagonizou espetáculos pela sua tradicional banda baile Nova Geração, onde, inclusive, Alex fez algumas apresentações.

 

BEM MONTADO

O Partido Mobiliza fez três cadeiras, com todos eleitos com menos de 1200 votos. O feito se deu em razão de uma boa votação do grupo, que contou com 18 candidatos e 50% obteve mais de 500 votos.

 

QUARTA CADEIRA

Já o Republicanos, partido que mais conquistou vagas neste pleito eleitoral, foi beneficiado pelos 632 votos de legenda da sigla. A expressiva votação de Renato Carvalho contribuiu diretamente para que seu partido fizesse a quarta cadeira, mesmo só com 15 candidatos.

 

CURIOSIDADE

Maria Belém, pelo PSD, obteve 12.577 votos, mais do que 12 vezes do que a votação de Wellington Sebastião, do PT, com 993 votos.

Porém, em votos de legenda, a diferença foi só de duas vezes, 226 a 113.

 

PELA REGIÃO

Em Grupiara, Estrela do Sul e Indianópolis, os candidatos apoiados pelos atuais prefeitos foram reeleitos. Os atuais mandatários, que ocupavam já o segundo mandato e não podiam candidatar novamente, confirmaram também a grande aprovação popular nas três cidades.

 

CHUVA DE SANTINHO

A cidade amanheceu com as ruas abarrotadas de santinhos, que foram jogados, durante a madrugada, por candidatos e apoiadores. Fato que gerou muitas reclamações por parte dos moradores.

 

BARULHO EM LOCAL ERRADO

Pacientes de um hospital da cidade reclamaram de uma carreata que passou no local, no sábado à tarde, com muitas buzinas e gritaria. A motivação por votos e “fazer barulho” acaba sendo impensada e atrapalhando alguns cidadãos.

 

COMPRA DE VOTOS

Fiscais dos partidos e a Polícia Militar passaram o dia todo tentando coibir as ações de compra de voto e boca de urna. Uma mulher foi detida na Escola Estadual, fazendo boca de urna.

 

CLIMA QUENTE

As redes sociais foram tomadas por comentários de apoiadores dos vereadores que não conseguiram se reeleger e as discussões continuaram durante toda a segunda-feira. Para os candidatos não eleitos agora é esperar “baixar a poeira” e aguardar os planos políticos para 2025.

 

O MAIS VELHO GANHA

A cidade de Inhaúma, localizada a cerca de 80 quilômetros de Belo Horizonte, viveu um momento inusitado nas eleições municipais de 2024. Em uma disputa acirrada para o cargo de prefeito, os dois candidatos, Zula (Republicanos) e Carlinhos (Solidariedade), receberam exatamente a mesma quantidade de votos: 2.434 cada um. Com o resultado, foi necessário recorrer ao critério de desempate previsto no Código Eleitoral, onde o Zula, com 62 anos,

levou a melhor sobre seu adversário Carlinhos, de 46 anos, sendo, portanto, eleito o novo prefeito da cidade.

 

EM UBERLÂNDIA

Outra surpresa aconteceu na vizinha Uberlândia, onde era esperado o segundo turno. Porém, o candidato apoiado pelo atual prefeito Odelmo Leão, Paulo Sérgio, venceu no primeiro turno com 52,16% dos votos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: