Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari
qui, 12 de setembro de 2024 08:03Da Redação

Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari
Nesta terça-feira, 10, o Procon/MG representado pelo órgão municipal em Araguari, realizou uma operação conjunta solicitada pela 4ª Promotoria de Justiça de Araguari, tendo como foco um frigorífico de abate de frangos localizado no município.
Os fiscais do Procon-MG, realizaram a ação, com a participação de peritos médicos veterinários, credenciados na Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), um fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) e policiais militares.
Segundo a nota emitida pela 4ª Promotoria de Justiça, os peritos constataram que o equipamento de insensibilização, que permite o abate humanitário das aves, apresentava defeitos, sendo insuficiente para provocar a perda de consciência dos animais. O laudo pericial também indicou que o tempo de espera entre o transporte e o abate era excessivamente elevado e que as aves demonstravam sinais de desconforto e cansaço.
Outra irregularidade encontrada pelos ficais foi no sistema de refrigeração das salas de evisceração e embalagem eram inadequados, com temperaturas mantidas acima do valor máximo permitido pela legislação. O controle de temperatura deficiente pode comprometer a segurança sanitária dos produtos destinados ao mercado de consumo.
Outro problema constatado segundo o MP está condicionado a documentação da indústria, que também estava irregular, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vencida desde julho de 2023.
A indústria de frango só poderá retomar suas atividades após comprovar à Promotoria de Justiça que todas as irregularidades foram corrigidas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MG emplaca mais de 267 mil veículos qua, 6 de maio de 2026
- PROJETO DE LEVI SIQUEIRA ENDURECE CONTROLE SOBRE COMÉRCIO DE SUCATAS E MIRA FURTO DE CABOS EM ARAGUARI qua, 6 de maio de 2026
- Polícia Militar trabalhou em dois homicídios tentados no final de semana qua, 6 de maio de 2026
- Polícia Militar lança Campanha Maio Amarelo no estado de Minas Gerais qua, 6 de maio de 2026
- Fumacê contra dengue e projeto para garantir prioridade a pacientes com fibromialgia são destaques de requerimentos de Alex Peixoto qua, 6 de maio de 2026
- Araguari conquista vice-campeonato nacional no voleibol Sub-19 e reforça destaque no esporte de base qua, 6 de maio de 2026
- Câmara realiza primeira sessão de maio com destaque para saúde pública e transporte universitário qua, 6 de maio de 2026
- Prefeitura reforça descarte correto de pneus e alerta para riscos ambientais qua, 6 de maio de 2026
- Prefeitura de Cascalho rico intensifica campanha de vacinação contra a brucelose em propriedades rurais qua, 6 de maio de 2026
- Prefeitura de Estrela alcança marca de cinco pontes recuperadas e intensifica obras de infraestrutura rural qua, 6 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
