Duzentos de setenta quilos de carne imprópria para o consumo são apreendidos no município
qui, 6 de junho de 2024 08:58Da Redação
No dia 4, o Procon-MG apreendeu duzentos e setenta quilos de carne imprópria para consumo em Araguari. A informação foi divulgada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Essa apreensão aconteceu durante a segunda fase da operação de fiscalização de revenda de carnes no Triângulo Mineiro realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais com apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A carne com prazo de validade vencido é imprópria para o consumo
Divulgação
De acordo com o órgão, foram inspecionados 47 frigoríficos. Ao todo, três estabelecimentos foram interditados e 18 autuados por venderem carnes com
prazo de validade vencido, entre outras irregularidades não especificadas.
Ressalta-se que, produtos derivados de carne e de leite impróprios para o consumo também foram apreendidos. Posteriormente, os alimentos foram descartados por não respeitarem os protocolos sanitários.
Na primeira etapa da operação, foram fiscalizados 46 dos 93 estabelecimentos do ramo em Araguari. Os fiscais autuaram 22 açougues e apreenderam 425,6 quilos de carne imprópria para o consumo. Ao todo, quatro estabelecimentos foram interditados.
Conforme a Promotoria de Justiça do Consumidor de Araguari, a carne é considerada imprópria para consumo em várias situações, sendo as principais: quando está deteriorada; com prazo de validade vencido ou sem informações sobre validade; sem origem comprovada por nota fiscal; quando proveniente de abate clandestino ou não inspecionado; quando foi manipulada por transformação artesanal há mais de 48 horas; com embalagem avariada; ou não conservada em temperatura indicada, entre outras.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, uma sugestão foi expedida alertando os comerciantes sobre o risco de interdição em caso de funcionamento sem alvará, pois a atividade realizada pelos açougues é classificada como de alto risco sanitário.
Ontem, 5, o subsecretário de Saúde, João Vitor esclareceu como os consumidores podem distinguir se a carne está boa
ou não para o consumo. Conforme o subsecretário, carne com uma coloração adequada, devidamente embalada, com a data de validade vigente; são mecanismos que ajudam o consumidor a verificar se a carne está boa ou não para o consumo. “É importante frisarmos que, todo estabelecimento com alvará vigente, precisa deixar o documento visível para o cliente”, disse.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
- Secretaria de Educação fortalece gestão educacional e prepara escolas para início do ano letivo sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
