Araguari sofre com alagamentos provocados pelas fortes chuvas
ter, 16 de janeiro de 2024 08:02Da Redação
As fortes chuvas aliadas à falta de escoamento adequado provocam alagamentos. E não são só os bens materiais que ficam comprometidos com a força das águas. A saúde, o bem-estar e a própria vida são colocados em risco. Por esse motivo, além de se manter informado em relação ao clima, é necessário saber como agir em casos inundações e alagamentos.
Quando acontecem inundações e alagamentos, algumas doenças podem se propagar, através da água e de alimentos contaminados, entre elas estão: leptospirose, hepatite A, doenças diarreicas e, em menor grau, febre tifóide e cólera. Por isso, é fundamental observar as alterações na água que será consumida (coloração ou odor), evitar o contato com água de fontes ou minas inundadas e lavar bem os alimentos. E caso se tenha o contato com a água contaminada, é preciso se atentar a alguns sintomas como dor de cabeça, náuseas e dor no corpo, que são comuns a boa parte dessas doenças.

Alagamentos no bairro Independência
Divulgação
No dia 14, aconteceu uma chuva intensa no município, que provocou inundações em vários bairros, dentre eles: Maria Eugênia, Brasília, Independência.
Ontem, 15, a reportagem da Gazeta entrou em contato com uma moradora da rua Planaltina, que há anos sofre com a questão dos alagamentos. “A rua Planaltina jamais teve paz na época das chuvas, ela sempre é vítima de alagamentos. Já fizeram algum tipo de serviço paliativo, mas como o próprio nome diz, é um recurso para atenuar um mal ou adiar uma crise. Há dois anos as águas das chuvas não entram nas nossas casas, alagando somente a rua; mas quando acontece qualquer chuva forte ocorrem alagamentos. Na minha casa foram construídos vários degraus, com o intuito de evitar inundações. Vivo à base de degraus e de muita reza para que as chuvas não venham fortes. A rua Planaltina é plana e as águas escoam para cá. Peço a Deus para que Ele mande chuvas mais mansas”, explicou Ana Maria Campana.
Em nota, a prefeitura prestou o seguinte esclarecimento: “A Prefeitura de Araguari vem a público esclarecer o ocorrido, devido às fortes chuvas deste domingo, 14 de janeiro, no bairro Maria Eugênia. Em imagens divulgadas
por moradores, de um alagamento na rua Planaltina, bairro Maria Eugênia, a moradora alega que esse problema ocorre há anos. Desde o início da gestão atual, diversos bairros têm recebido obras de drenagem, como, o residencial Madri, que devido às obras efetuadas não passa mais por esse problema. Outros bairros também estão recebendo obras de drenagem: bairros Santiago, Independência e Santa Terezinha. A Secretaria de Infraestrutura já está trabalhando em mais essa demanda, e a rua Planaltina é uma das prioridades da pasta”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 15 bi é o custo para recuperação de rodovias sex, 19 de dezembro de 2025
- Do ATeG Café+Forte para o programa Mais Você sex, 19 de dezembro de 2025
- Na Arena Sicoob Aracoop, Araguari Vôlei EVA recebe o Campo Grande Vôlei sex, 19 de dezembro de 2025
- Araguari avança na modernização do saneamento com entrega do Cadastro Técnico Multifinalitário sex, 19 de dezembro de 2025
- Prefeitura celebra formatura do curso Agente Ambiental Mirim sex, 19 de dezembro de 2025
- Audiências de testemunhas e acusado de pertencer ao PCC são realizadas em Araguari sex, 19 de dezembro de 2025
- Operação de fim de ano é executada pela Polícia Rodoviária Federal sex, 19 de dezembro de 2025
- RADAR – 19 DE DEZEMBRO sex, 19 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 19 DE DEZEMBRO sex, 19 de dezembro de 2025
- UFU vai mudar vestibular 2026 qui, 18 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
