Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

PM recupera veículos roubados e alerta população para evitar esses episódios

qua, 28 de maio de 2014 05:30
Também é crescente o número de motocicletas furtadas diariamente no município

DA REDAÇÃO – A Polícia Militar apreendeu no início desta semana, dois veículos e uma motocicleta com registro de roubo e furto em Araguari.  Segundo informações dos militares, o índice destes registros é crescente e a dificuldade está na sazonalidade dos crimes, ou seja, a ocorrência aleatória dos casos. Somente nesta segunda-feira, 26, dois casos foram registrados. A PM recebeu informações de que um veículo Honda Civic de cor prata havia sido abandonado em uma residência, na zona rural de Araguari. A PM compareceu ao local e constatou que havia sido produto de roubo. Mais tarde, por volta das 21h, moradores do bairro Brasília acionaram a polícia, após avistarem dois homens utilizando uma motocicleta Honda CG Titan, para derrubar o portão de uma residência. Ao perceberem a presença da guarnição, ambos fugiram do local. Testemunhas afirmaram que no local reside um homem conhecido como “piolho” e que comercializa entorpecentes nas proximidades. Apesar das ronda policiais, os homens não foram localizados.

Segundo informações da PM, na madrugada desta terça-feira, 27, outro automóvel foi recuperado, desta vez em posto de combustível no bairro Amorim. Segundo informações da PM, o frentista de 60 anos avistou o veículo VW Gol de cor cinza estacionado no referido posto. O trabalhador rapidamente acionou a polícia, que verificou a existência de uma queixa de furto.

Os veículos foram apreendidos e removidos com auxílio de um guincho até o pátio credenciado. A motocicleta foi encaminhada à Delegacia, sendo constatado que a documentação estava atrasada e seu lacre de identificação havia sido violado.

Enquanto a reportagem verificava o índice de casos ocorridos no município, recebemos a informação de que uma motoneta havia sido furtada nas proximidades da praça Manoel Bonito. “Deixei o veículo no estacionamento para ir ao banco e, ao voltar, a mesma não estava no local,” contou S.A.C. (33 anos).

Ainda na região central da cidade, L.O.R.(62 anos) acionou a PM após ter sua caminhonete GM-D20 furtada. Ele contou à polícia que havia deixado o veículo estacionado na rua Samuel Santos para ir até o centro da cidade, ao retornar o automóvel não estava no local. A PM efetuou rastreamento, entretanto, até o fechamento desta edição os envolvidos não haviam sido identificados.

Sobre os locais com maior índice de ataques, os militares afirmaram que as ruas mais procuradas pelos criminosos para furtos são vias próximas de universidades, supermercados, eventos e hospitais. Ainda de acordo com eles, muitos carros são encontrados, mas alguns depredados pelos bandidos, que levam rodas e acessórios.

Impacto no bolso

Conforme apurou a reportagem, a compra e venda de peças roubadas de veículos gera impacto direto no bolso do consumidor. Para se ter uma ideia, uma apólice para um veículo que é pouco visado pelos assaltantes pode custar até 3% do valor do bem. “O seguro para um carro visado pelos ladrões pode custar 10 vezes mais. Além de analisar a probabilidade de roubo do veículo, dados como estado civil do condutor, sexo, e os locais onde o veículo permanece por mais tempo são verificados pelos seguradores,” afirma Cláudio Moraes, sócio de uma seguradora na cidade.

Identificação de veículos roubados

O Sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres permitirá a identificação de automóveis furtados e roubados. A tecnologia funciona por meio de radares, que leem a placa, o modelo e a cor dos carros em movimento. Segundo informações do Departamento de Trânsito (DETRAN) os equipamentos começam a ser testados nas próximas semanas e, até agosto, todo o sistema estará funcionando.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: