Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura disponibiliza vacina contra meningite C para público-alvo em todas as unidades de saúde

sex, 21 de abril de 2023 09:34

Da Redação

O imunizante pode ser ministrado de forma simultânea com outras vacinas

A meningite é uma infecção das membranas que cobrem o cérebro (as meninges). Essa inflamação afeta toda a região e atrapalha o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença causa sintomas, como: dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.

 

Diversos agentes infecciosos causam a meningite. De modo geral, os quadros ocasionados por vírus são menos graves. Já os que surgem em decorrência de bactérias (ou, raramente, de fungos) são perigosos, com taxa de morte em cerca de 20%. Além disso, dois a cada dez sobreviventes têm de conviver com sequelas, a exemplo de surdez, paralisia ou amputação de membros.

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). A vacinação é a principal forma de prevenir a doença.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, por essa razão a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.

No fim de 2022, o estado de Minas Gerais ampliou o público-alvo para a imunização com a vacina Meningocócica. Faziam parte desse público: jovens de 16 a 30 anos, estudantes, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais de saúde.

Conforme o governo de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro foi a que mais se destacou no estado, com o recebimento de 150 mil doses, quantitativo que atendeu 54 secretarias municipais de saúde.

A campanha de vacinação contra a meningite C está entrando na reta final, que será realizada até o dia 30 para a população com 16 anos ou mais. O imunizante pode ser ministrado de forma simultânea com outras vacinas, como as da gripe, febre amarela e Covid-19.

É importante mencionar que, o Calendário Nacional de Vacinação disponibiliza regularmente o imunizante contra a meningite C para crianças aos 3 e aos 5 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 12 meses.

 

Em Araguari, a Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a meningite C para o público-alvo em todas as unidades de saúde do município.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: