Minas Gerais intensifica imunização contra Covid-19 com vacinas bivalentes
qua, 1 de março de 2023 08:04Da Redação
No dia 27, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começou a intensificar a imunização contra a Covid-19, nesta etapa a vacina ministrada é a bivalente.
De acordo com o cronograma do Programa Nacional de Imunizações 2023, serão cinco fases, destinadas para a aplicação de doses de reforço em grupos prioritários de pessoas com maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença.
Na primeira etapa serão vacinadas pessoas com 70 anos ou mais; cidadãos que vivem em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Vale destacar que, a vacina bivalente é eficaz contra novas cepas e variantes da Covid-19. A tecnologia utilizada é a de RNAm, que codifica proteínas da cepa original de SARS-CoV-2, da B.1.1.529 (ômicron) e das variantes BA.4 e BA.5.
O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina bivalente (reforço), a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem, no mínimo, o esquema prévio de duas doses com imunizantes monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses, depois da última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.
É importante mencionar que, as pessoas que não estão incluídas no grupo prioritário da nova campanha, que não começaram a vacinação, ou que estão com o esquema básico de duas doses incompleto, devem completar o ciclo de vacinação, preconizado com as vacinas monovalentes. A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, segundo a recomendação vigente.
“Reforçamos que as pessoas que estiverem incluídas nos grupos elencados para a vacinação mantenham o cartão de vacina atualizado conforme as recomendações do Ministério da Saúde”, explicou Josianne Gusmão, coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG.
Segundo a Nota Técnica nº 1/2023, do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 com imunizantes bivalentes vai contemplar os seguintes grupos prioritários:
Fase 1 – pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2 – pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3 – gestantes e puérperas;
Fase 4 – trabalhadores da saúde;
Fase 5 – pessoas com deficiência permanente.
Ontem, 28, a reportagem da Gazeta conversou com a secretária Municipal de Saúde, Soraya Ribeiro para saber se as vacinas bivalentes já estão disponíveis em Araguari. De acordo com a secretária, o município já conta com o novo imunizante em todas as unidades de Saúde.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...