Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

CAPS AD III terá atendimentos em regime de 24 horas por dia

qui, 2 de fevereiro de 2023 08:07

Da Redação

Secretaria de Saúde poderá escalar profissionais em regime de revezamento para suprir a demanda das 24 horas contínuas.

A Portaria de número 124/2023 publicada na edição do Correio Oficial do Município da última terça-feira, 31, informa sobre mudanças no funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III). A partir de agora, a unidade funcionará em regime de 24 horas por dia.

 

O CAPS AD III é a mais recente inauguração da Prefeitura Municipal de Araguari através da Secretaria de Saúde no âmbito da saúde mental. A unidade destina os atendimentos a civis que fazem o uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas.

 

A nova unidade também atende moradores de distritos como Araporã, Cascalho Rico, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Prata e Tupaciguara. No local, os pacientes podem contar com a assistência de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogos, fisioterapeutas, educador físico, redutores de danos, estagiários, seguranças e serviços gerais.

 

Na oportunidade, a coordenadora geral da Saúde Mental do Município, Karine Viana Ferreira, declarou que o funcionamento 24 horas é uma referência ao acolhimento e atendimento contínuo a pacientes usuários de álcool e outras drogas. Visando intensificar as ações, o CAPS AD III oferece internações, quando necessário, de até 14 dias.

 

Durante este período, o paciente passa por processo de desintoxicação, bem como por atendimentos de demanda clínica e do vínculo familiar. “A estrutura física favorece o atendimento com espaços adequados para oficinas, leitos de hospitalidade, farmácia, leitos de acessibilidade e identificação”, destacou a coordenadora.

 

A ampliação na grade de atendimentos do CAPS AD III foi deliberada visando ficar em conformidade com o Decreto nº 173 de dezembro de 2023. O texto diz que, quando os serviços exigirem atividades contínuas em função do atendimento ao público ou trabalho em período noturno, é facultado o regime de turno ininterrupto de revezamento de 12×36.

 

Na prática, caracteriza-se a adesão ao regime de 24 horas. Na circunstância do CAPS AD III, a unidade funcionará com uma equipe reduzida de 40 pacientes por turno. De acordo com a Portaria, a Secretaria de Saúde fica autorizada a escalar equipes mínimas de profissionais de saúde para trabalharem durante o período noturno, observando sempre os revezamentos a partir da escala de 12×36.

 

Nesta unidade em questão, haverá a possibilidade de realizar horas extraordinárias pelos servidores designados a ela, respeitando o limite de 40 horas extras ao mês.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: