Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Batalhão Mauá inicia processo de seleção complementar de jovens alistados em Araguari e Uberlândia

qua, 18 de janeiro de 2023 08:09

Da Redação

 

O Serviço Militar incide no exercício de atividades peculiares exercidas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) compreendendo, na Mobilização de Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional e tendo a duração normal de doze meses.

Conforme previsto no Art. 143 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, todos os brasileiros são obrigados ao Serviço Militar. Os documentos que tratam de forma particular em relação ao assunto são a Lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964) e seu devido Regulamento (Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966). Vale destacar que, quem não cumprir essa determinação fica impedido de exercer alguns direitos, como a investidura em cargo público, em cargos eletivos ou em outros previstos na legislação vigente.

A Seleção Complementar termina em 24 de fevereiro

 

Sabendo disso, no período de 16 de janeiro a 24 de fevereiro, o 2º Batalhão Ferroviário (Batalhão Mauá) está realizando a Seleção Complementar de 750 jovens conscritos pertencentes à classe de 2004, dos municípios de Araguari e Uberlândia, para a incorporação do Efetivo Variável no dia 1° de março.

O processo de seleção começou com o alistamento militar. Depois dessa etapa, o processo continua, através da Seleção Complementar, onde os jovens são selecionados por dois requisitos principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, avaliada independentemente do nível de informação ou de formação cultural do conscrito. O segundo é a representação de todas as classes sociais e regiões do Brasil. A seleção também considera aspectos culturais, psicológicos e morais.

Segundo o Batalhão Mauá, na seleção serão realizados os seguintes procedimentos: entrevistas, exames complementares e de habilidades (para conhecimento de aptidões e habilidades individuais). Posteriormente, os jovens estarão aptos a incorporar para prestação do Serviço Militar Obrigatório.

Após a seleção dos futuros soldados, acontece a incorporação, ato de inclusão do jovem em uma Organização Militar (OM) das Forças Armadas. O cidadão poderá ser escolhido para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em uma OM; em um Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior a 3ª série do Ensino Médio; ou em um Tiro-de-Guerra (TG), instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o Exército.

“O Serviço Militar é o triunfo completo da democracia, o nivelamento das classes, a escola da ordem, da disciplina, da coesão, o laboratório da dignidade própria e do patriotismo”, disse o patrono do Serviço Militar, Olavo Bilac.

De acordo com o Batalhão Mauá, durante um ano, o soldado passa por uma formação militar básica e depois se especializa em alguma área. Os militares que desejarem continuar nessa carreira, devem se submeter a uma nova seleção, podendo prosseguir no quartel por até mais 7 anos, ou prestar concurso de âmbito nacional para um dos estabelecimentos de ensino existentes nas Forças Armadas, como: Escola de Sargentos das Armas; Escola Preparatória de Cadetes do Exército; dentre outras.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: