Prefeitura disponibiliza vacina contra meningite em todas as unidades de saúde
sex, 4 de novembro de 2022 08:03Da Redação
A meningite é uma infecção das membranas que cobrem o cérebro (as meninges). Essa inflamação altera toda a região e atrapalha o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença causa sintomas, como: dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir de forma rápida, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.
Diversos agentes infecciosos provocam a meningite. Normalmente, os quadros ocasionados por vírus são menos graves. Já os que surgem em decorrência de bactérias (ou, raramente, de fungos) são perigosos, com taxa de morte em cerca de 20%. Além disso, dois a cada dez sobreviventes têm de conviver com sequelas, a exemplo de surdez, paralisia ou amputação de membros.
A meningite meningocócica é ocasionada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). A vacinação é a principal forma de prevenir a doença. Vale destacar que, as vacinas são seguras e eficazes.
O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, por esse motivo a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, a quantidade de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.
Ontem, 3, em Minas Gerais começou a ampliação do público-alvo para a imunização com a vacina Meningocócica. Fazem parte desse público: jovens de 16 a 30 anos, estudantes, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais de saúde.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado, para a faixa etária ampliada, até fevereiro de 2023. O primeiro envio dos imunizantes contará com 587,1 mil doses que serão distribuídas para todas as regiões de Minas.
O Calendário Nacional de Vacinação contempla a vacina meningocócica C (Conjugada), ela é aconselhada aos três e cinco meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Do mesmo modo, atualmente, está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.“A meningite C é uma doença que podemos prevenir por meio da vacinação. Portanto, não podemos abrir mão de vacinar. Seguimos agora com duas metas: alcançar 95% de imunização entre as crianças de 1 anos de idade e imunizar este novo público”, disse o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.
Ontem, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a secretária Municipal de Saúde, Soraya Ribeiro para saber o horário de vacinação em Araguari. “A vacinação acontece em todas as unidades de Saúde, das 8h às 16h”, esclareceu.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 seg, 23 de dezembro de 2024
- Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes seg, 23 de dezembro de 2024
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...