Prefeitura entrega carnes do IPTU 2022 de forma georreferenciada
ter, 27 de setembro de 2022 08:05Da Redação

Imposto Territorial Urbano
Na última sexta-feira, 23, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Fazenda divulgou que os carnes de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão sendo entregues.
O Imposto Predial e Territorial Urbano, como o nome sugere, é o tributo destinado às propriedades com construção no meio urbano. Isto é, ele é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades.
De acordo com a prefeitura, os munícipes estão recebendo o documento de 2022 de forma georreferenciada. O georreferenciamento é a definição da configuração, dimensão e localização de um terreno em relação ao globo terrestre, usando métodos de levantamento topográfico para isso. Num estudo deste são encontradas várias informações acerca do terreno, mas algumas se destacam e são fundamentais em qualquer trabalho do gênero, são elas: limites da área; confrontações; coordenadas dos vértices definidores.
Todo projeto de georreferenciamento precisa apresentar com clareza, alguns dados, como: qual o terreno a quem ele faz divisa, o tamanho (área e perímetro) e quais suas coordenadas no globo. Tudo isso serve para quem for avaliar aquele local, sem necessidade de consultar quem produziu o projeto ou levantou aquela área.
A Secretaria de Fazenda, explicou que no sistema adotado existe a possibilidade de coletas de dados sobre a situação do imóvel (se está vago, tipo de edificação, dentre outros elementos). É bom mencionar que, nos anos anteriores, a entrega dos carnes era prejudicada por causa de problemas de endereçamento e falta de atualização do cadastro do contribuinte; mas esse método soluciona essas questões.
O secretário de Fazenda, Thiago Rafael de Faria, solicita que todos os moradores recebam os entregadores, os quais se encontram devidamente credenciados. O contribuinte poderá escolher pelo pagamento a vista, com 6% de desconto, ou dividir em cinco vezes.
O Imposto Predial e Territorial Urbano em cota única poderá ser pago até o dia 10 de outubro de 2022.
Para os cidadãos que preferem fracionar o valor, o imposto poderá ser pago em até cinco parcelas mensais e sucessivas, sendo o valor mínimo da parcela R$100,00; nos seguintes vencimentos: 1ª parcela 10/10/2022; 2ª parcela 10/11/2022; 3ª parcela 12/12/2022; 4ª parcela 10/01/2023; 5ª parcela 10/02/2023.
“A modernidade que oferece a entrega georreferenciada, traz tranquilidade para a prefeitura e para a própria comunidade. Os problemas antigos na entrega dos carnes estão sendo superados, com esse novo método implantado”, destacou o prefeito Renato Carvalho.
Ontem, 26, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o chefe da pasta de Fazenda, para saber qual é a data limite para a entrega dos carnes de IPTU. Conforme, Thiago Rafael de Faria, a entrega dos carnes será finalizada até o dia 9 de outubro.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica seg, 15 de junho de 2026
- Inscrições abertas para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos seg, 15 de junho de 2026
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...