Prefeitura intensifica trabalhos de limpeza e desobstrução dos bueiros, devido às fortes chuvas
sex, 23 de setembro de 2022 08:38Da Redação
A última semana do inverno com transição para a primavera, que começou ontem, 22, trouxe alterações nas condições do tempo atmosférico na região, devido ao avanço de uma frente fria vinda da região sul do Brasil que propiciou a formação de um corredor de umidade trazendo chuvas irregulares acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventualmente de granizo. Desde ontem, as temperaturas começaram a cair, com muita nebulosidade e aumento nos índices de umidade relativa do ar.
Pensando nas complicações que essa alteração do clima pode trazer, a reportagem da Gazeta entrevistou o representante da Defesa Civil, Lucenildo Batista. De acordo com ele, o município está trabalhando para diminuir os impactos das enchentes e inundações, para tanto a prefeitura contratou uma empresa para realizar a limpeza e desobstrução dos bueiros.
Lucenildo Batista também informou que acompanha os boletins meteorológicos diariamente e não dá para prever se haverá ou não as rajadas de ventos, mas a Defesa Civil está com equipe e veículos, além do apoio de algumas secretarias municipais.
Quando perguntado sobre as medidas de prevenção que a população deve tomar para evitar transtornos e até mesmo acidentes, o representante da Defesa Civil, primeiramente elencou três tópicos importantes, alagamentos, chuvas intensas e enxurradas. Depois apresentou quais são os cuidados que devem ser tomados em cada um deles.
Em caso de alagamentos, é necessário: auxiliar crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção; garantir a segurança dos animais de estimação; evitar contato com a água de alagamentos, pois ela pode estar contaminada e provocar doenças; nunca atravessar pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo; se for imprescindível trafegar, tenha cuidado redobrado com buracos e bueiros sem tampas ou encobertos pela água; se estiver no trânsito, utilize os serviços de rádio ou de aplicativos para traçar as rotas que evitem áreas alagadas, preferencialmente, procure um local alto e espere o nível da água baixar.
Com relação às chuvas intensas, é preciso: fechar bem as portas e janelas; se houver vendaval, granizo ou descargas elétricas, fique atento às recomendações para estes tipos de ameaças; auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção; evite contato com a água de alagamentos, pois podem estar contaminadas e provocar doenças; nunca atravesse ruas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo; se estiver em um veículo, procure um local alto e espere o nível da água baixar; não pare o carro perto de árvores ou postes, porque eles podem cair ou atrair raios; se houver qualquer sinal de movimentação no terreno, procure um local seguro.
Em caso de enxurrada: não dirija a não ser que precise; feche bem as portas e janelas; auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção; evite contato com a água da enxurrada; se for imprescindível andar na água, caminhe por onde há menos movimento e use uma vara, um cabo de vassoura, ou qualquer outra haste rígida para verificar se o solo a sua frente é firme e raso; nunca atravesse ruas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo; se estiver em um veículo, procure um local alto e espere o nível da água baixar.
Segundo Lucenildo Batista, os araguarinos que precisarem de algum tipo de auxílio por causa das fortes chuvas podem acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Agro mineiro supera mineração ter, 24 de dezembro de 2024
- Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 seg, 23 de dezembro de 2024
- Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes seg, 23 de dezembro de 2024
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
O brasileiro ainda não tem aquela cultura de primeiro mundo de não jogar lixo e embalagens do que comem no chão, aí quando chove vai parar tudo nos bueiros. Eles acham que os varredores são obrigados a limpar a sujeira que eles fazem. Reclamam que está sujo mas não fazem a parte deles de bom cidadão.