Sábado, 09 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Hidrelétricas do Triangulo Mineiro registram queda no nível dos reservatórios

ter, 30 de agosto de 2022 08:05

Da Redação

 

Neste mês, quatro das cinco usinas hidrelétricas localizadas no Triângulo Mineiro, que pertencem ao subsistema Sudeste/Centro-Oeste do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), registraram uma redução no nível de água dos reservatórios, com relação ao mês de julho. Essa situação fica constantemente sob monitoramento, desde 2021, quando o país passou por uma grave crise hídrica.

A comparação foi realizada a partir das informações atualizadas no dia 26 de agosto, com o resultado obtido em 22 de julho. Segundo os dados no ONS, as hidrelétricas de Água Vermelha, Emborcação, Nova Ponte e São Simão apresentaram diminuição no volume útil. Somente a usina de Marimbondo registrou aumento no nível do lago.

Está prevista a perfuração de mais 4 poços nos locais que possuem histórico de falta de água crônica

 

Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico, com a mudança registrada nos últimos dias, duas hidrelétricas estão com volume útil abaixo de 35%, Água Vermelha e São Simão, sendo que esta última tem o pior resultado, estando abaixo de 30%. Emborcação, Marimbondo e Nova Ponte possuem níveis acima dos 45%. Mesmo com as alterações, a situação registrada agora é bem diferente da vivida em 2021. Vale mencionar que, em 27 de agosto de 2021, os reservatórios das cinco hidrelétricas estavam com os níveis abaixo de 22%.

A UHE de Emborcação foi uma das quatro usinas que registraram queda no nível do reservatório. Porém, mesmo com a diminuição do volume útil, é a hidrelétrica que tem mais água represada, entre as analisadas.

De acordo com a última atualização, o lago está com 62,5% da capacidade, enquanto que em julho estava com 70,34%. Em 2021, o reservatório estava com 11,77% do volume que poderia ser utilizado para geração de energia elétrica.

A Emborcação está instalada no Rio Paranaíba, em Araguari. A usina é a maior da região e representa 10,72% do subsistema Sudeste e Centro-Oeste. A potência instalada é de 1.192 MegaWatts (MW), sendo assim, ela pode abastecer quase 1,5 milhão de habitantes.

Ontem, 29, a reportagem da Gazeta entrevistou a superintendente da SAE, Cláudia Eliane Barbosa para saber como está o abastecimento de água em Araguari. “Ainda não temos falta de água, por conta desse período de estiagem. O abastecimento continua normal; com exceção do Parque dos Verdes, que teve a rede de água avariada, mas que já foi quase totalmente reestabelecida, por conta disso algumas residências estão sendo abastecidas pelo caminhão pipa”, disse.

A superintendente também destacou que a SAE tomou algumas providências por conta do período de seca. “Com relação ao período de seca e ao combate a um possível desabastecimento, a SAE tomou algumas providencias como: perfuração do Porto Barreiro (Piracaíba) e troca da ligação de energia monofásica para trifásica, na Comunidade de Ararapira, que ano passado, nesse período era um dos maiores gargalos. Além disso, implantou um reservatório na Comunidade de Porto Barreiro (Amanhece) e instalou um reservatório no residencial Milani”, esclareceu Cláudia.

Cláudia Eliane também explicou que, para o mês de setembro está prevista a perfuração de mais 4 poços nos locais que possuem histórico de falta de água crônica (Independência, Amorim, Ouro Verde, Avenida Brasil). “ Mas nem por isso devemos nos acomodar, para não passarmos por dificuldades como nos anos anteriores. Recomendamos aos usuários que economizem, usem a água com responsabilidade e aumentem a suas reservas”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: