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Carteira de Identidade: Polícia Civil esclarece dúvidas sobre o documento

qua, 20 de julho de 2022 09:05

Da Redação

 

A Carteira de Identidade, ou R.G é um documento fundamental para os cidadãos, pois a partir dele é possível emitir grande parte dos outros documentos. No Brasil, o R.G é considerado o registro mais importante, pois representa a identidade de cada pessoa.

Com a mudança do R.G, que passou a ter coleta de digitais, assinatura e foto em formato digital, muitas pessoas começaram a ter dúvidas com relação a emissão do documento, pensando nisso, ontem, 19, a reportagem da Gazeta, entrevistou o Identificador “Ad Hoc” da Polícia Civil, Miller Brasileiro, para que alguns pontos fossem esclarecidos.

A identidade tem coleta de digital, assinatura e foto em formato digital

 

Segundo Miller Brasileiro, anteriormente, a emissão era feita no posto de identificação da delegacia, que funciona provisoriamente no antigo fórum, mas por causa dessa alteração por parte do Governo Federal e adequação nos estados, o documento passou a ser feito diretamente em Belo Horizonte. Agora, todo o processo de impressão que era realizado em Araguari, é feito pela gráfica em Belo Horizonte.

O processo continua parecido com o anterior, o cidadão terá que se dirigir ao posto para que sejam coletadas suas digitais, assinatura e foto; mas agora em formato digital, não sendo necessário que a pessoa leve foto ou suje seus dedos para a coleta das digitais. O novo procedimento conta com um coletor digital de biometria e com câmera fotográfica, a pessoa é fotografada no próprio posto da Polícia Civil. Posteriormente, o cadastro será aprovado e enviado para a gráfica em Belo Horizonte e em poucos dias o R.G estará disponível no endereço fornecido pelo cidadão, por essa razão é importante que o endereço esteja atualizado.

A identidade não é totalmente digital e o modelo inteiramente digital começará a ser emitido ainda no segundo semestre de 2022.

Outro ponto que merece destaque, diz respeito a coleta de biometria, de acordo com Miller Brasileiro, se a pessoa não passar pelo leitor biométrico, ela terá uma captura mista. Nesse caso, a captura de foto e assinatura serão eletrônicas e a captura das digitais será do modo antigo, na tinta. “Pedimos que as pessoas que vierem fazer a coleta das digitais, não realizem trabalhos pesados momentos antes da coleta, pois são grandes as chances de o leitor digital não conseguir fazer a leitura”, explicou o Identificador “Ad Hoc” da Polícia Civil.

É bom mencionar, que o agendamento está sendo realizado normalmente, pelo site governo de Minas Gerais, www.mg.gov.br.

A pessoa deve seguir esse passo a passo: clicar na aba “Carteira de Identidade”; selecionar a opção “Obter Carteira de Identidade”; clicar na aba “Agendar este serviço”; e “Agendar Atendimento”. Vale destacar, que é preciso ter cadastro no gov.br, que só aparecerão as datas disponíveis para o agendamento nos 20 dias posteriores e que os únicos casos legais que são atendidos sem agendamento são os idosos, as pessoas portadoras de deficiência, gestantes ou pessoas com crianças de colo.

Segundo a Polícia Civil, o documento não é mais emitido pela Câmara, pois o acordo de cooperação com a Polícia Civil chegou ao fim, não havendo interesse por parte Câmara em renovar.

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