Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura promove Festival de Quadrilhas

ter, 21 de junho de 2022 08:04

Da Redação

 

A Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), promove o 1º Festival de Quadrilhas – Arraiá da Ventania. A iniciativa é apoiada pela Associação Mutirão e tem a finalidade de resgatar as quadrilhas, para que no próximo ano a cidade garanta a sua vaga no Festival Estadual e no Festival Nacional de Quadrilhas.

Segundo a FAEC, os participantes serão divididos em duas categorias (livre e estudantil). A apresentação final das quadrilhas classificadas está prevista para o mês de agosto, após as férias escolares, e deve contar ainda com shows e apresentação de quadrilha profissional.

Os vencedores da categoria infantil ganharão viagens a centros de estudos e pesquisas da região

 

As inscrições para o concurso de quadrilhas do Arraiá da Ventania serão finalizadas no dia 30 de junho e podem ser feitas, através de uma ficha de inscrições disponível no site da FAEC (www.faec.araguari.mg.gov.br). Na categoria estudantil, as escolas podem se inscrever como uma quadrilha, representando toda a instituição, com estudantes maiores de 12 anos. Na categoria livre, podem se inscrever entidades ou grupos, com CNPJ ou representante.

Vale destacar, que as quadrilhas podem ter no máximo vinte casais e que todo grupo precisa apresentar um casal de noivos e a encenação do casamento.

Para definir os vencedores do festival serão julgados critérios, como: apresentação dos figurinos, casal de noivos, encenação do casamento e três passos obrigatórios, no mínimo (roda, túnel e fila/fileira).

É importante mencionar, que haverá premiação para as duas categorias, na livre as melhores quadrilhas serão premiadas em dinheiro. As premiações da categoria infantil serão viagens a centros de estudos e pesquisas da região, como: Peiropólis, Estrela do Sul e Uberlândia.

“A quadrilha junina faz parte da nossa mineiridade, das nossas raízes históricas e culturais e por isso merece todo prestígio e redescoberta. Nossa intenção é incentivar os grupos locais a transformarem essa manifestação cultural em algo ainda mais relevante para as atuais e futuras gerações. Queremos que no ano que vem ao menos uma quadrilha local nos represente junto as competições regionais e estaduais do segmento, tornando assim nossa quadrilha junina um patrimônio de todos” salientou Diogo Machado, presidente da FAEC.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: