Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura participa da despoluição do rio Paranaíba

sáb, 4 de junho de 2022 08:35

Da Redação

 

Hoje, 4, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Meio Ambiente participa da 17ª edição de despoluição das margens do rio Paranaíba. O evento é uma parceria da Prefeitura de Araguari e do Consórcio Intermunicipal do Sudeste Goiano (CIMOSU), que reúne os seguintes municípios: Cumari, Anhanguera, Goiandira e Nova Aurora – GO.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a saída acontece no Palácio dos Ferroviário, às 6h30, com café da manhã às 8h, no Clube Municipal de Anhanguera, de onde os barcos vão sair.

Imagem da última edição de despoluição, que aconteceu em 2019

 

O evento tem o intuito de sensibilizar, conscientizar e de forma especial, mobilizar as pessoas que participam diretamente, voluntários e proprietários de ranchos e fazendas, localizados às margens do rio Paranaíba, mais precisamente no trecho entre Anhanguera, desde a região de Veríssimo até a ponte Wagner Estelita Campos.

A despoluição é um trabalho que precisa ser realizado em grupo, pois o rio é um bem público. É importante mencionar, que todo o material que for recolhido das margens do rio Paranaíba, tanto do lado de Araguari, quanto do lado de Anhanguera, será destinado à Associação de Catadores de Material Reciclável de Araguari (ASCAMARA).

O trecho onde acontece a despoluição possui 40km, deste total 25 km está entre a região de Vargem Grande e a ponte Wagner Estelita Campos, no município de Anhanguera. Vale salientar, que esse trecho será percorrido pelos participantes da ação, que vão realizar a limpeza das margens do rio.

A ação de despoluição das margens do rio Paranaíba acontece há vinte anos, sendo que em 2022 será realização a 17º edição.

“Essa ação é extremamente importante, pois visa proteger um dos maiores patrimônios hídricos da região do Triângulo Mineiro, que é o querido rio Paranaíba. Além de fazer um trabalho direto, com a retirada de materiais e a limpeza, a ação de despoluição também serve para alertar sobre a importância de cuidar do rio e valor da realização de projetos de educação ambiental, ainda mais projetos compartilhados entre várias prefeituras”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Santana.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: