Sábado, 09 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Ortopedia em Foco (19/04)

ter, 19 de abril de 2022 09:21

SUA DOR VEM DA COLUNA OU QUADRIL?

 

Ola pessoal, na coluna de hoje, vou ajuda los a diferenciar se sua dor é causada por patologias da coluna ou do quadril, visto que há uma grande relação entre estas duas regiões, gerando dúvidas entre pacientes e até médicos não especializados.

Quais as causas de dor na coluna?

Hérnia de disco, espondilolistese (vertebra escorrega para frente), compressão do nervo ciático, espasmo muscular, fraturas, escoliose, cifose, dor facetária, tumores, infecções…

E no quadril?

Artrose, osteonecrose, impacto, tumor, fraturas, infecções, inflamação na articulação sacro ilíaca, tendinopatias e outras mais.

Todas essas patologias se bem avaliadas é possível diferencia las e serem manejadas de maneira correta e de acordo com sua complexidade podem ser tratadas por ortopedista geral ou especialista em coluna e quadril.

Mas em alguns casos nós podemos nos deparar com a seguinte patologia:

SINDROME COLUNA-QUADRIL, ou seja, há uma degeneração simultânea da coluna lombar e do quadril.

O complexo lombopélvico e a articulação do quadril possuem uma interação e a perda dessa harmonia leva a uma sobrecarga das articulações, o que promove dor e perda de mobilidade.

Mas como o médico deve avaliar esta síndrome?

Através do balanço sagital que pode ser obervado através de uma radiografia na qual devem ser vistos os parâmetros: incidência pélvica, tilt pélvico e slope sacral.

O equilíbrio sagital ganha cada vez mais espaço nos estudos relacionados às patologias da coluna vertebral.

A SQC está cada vez mais presente em nosso meio devido ao envelhecimento populacional e obesidade. Estudos recentes vem associando alguns sintomas em paciente jovens atletas que praticam esportes que exijam rotação do corpo tais como golfe, tênis e beach tennis.

Viu como pode ser complexa essa avaliação?

Equívocos terapêuticos são comuns e não raramente observamos pacientes que procuram inúmeros especialistas sem solução, sem diagnóstico, carregados com estresse físico e psicológico importante.

Por isso a importância de uma consulta bem feita com um especialista.

Há muitos casos no consultório em que o paciente está tratando uma dor no quadril, porém sua origem está na coluna ou em ambos, e se isso não for identificado, o resultado do tratamento será insatisfatório.

E como tratar?

Após a avaliação e determinar a origem da dor devemos propor ao paciente um tratamento individualizado de acordo com suas demandas e níveis de lesão.

Tendo como opções artrodese, artroplastia, infiltração, artroscopia, fisioterapia, acupuntura, alongamentos, fortalecimento muscular, perda de peso, analgesia, modificação do estilo de vida e de atividades provocativas de lesão.

Espero que o tema de hoje tenha ajudado vocês, obrigado e até a próxima.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: