Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Saúde prepara encerramento das atividades do HCAMP

qui, 7 de abril de 2022 08:03

Da Redação

 

O Hospital de Campanha de Araguari, começou a funcionar no dia 8 julho de 2020. A unidade visa atender os casos de leve e média complexidade de pacientes com Covid-19, possuindo duas portas de entrada (Centro de Referência e UPA – 24h).

Uma das principais características dos hospitais de campanha é o seu caráter temporário, pois são construídos durante emergências de saúde pública, como a atual pandemia. Dessa forma, com o avanço da vacinação e a queda da quantidade de casos e óbitos, a Secretaria de Saúde se prepara para o encerramento das atividades da unidade.

A secretária de Saúde, Soraya Ribeiro de Moura, disse à reportagem da Gazeta que a demanda por leitos hospitalares teve uma considerável redução: “ A demanda por leitos hospitalares de Covid-19 diminuiu significativamente e a vacinação continua avançando. No dia 5 de abril iniciamos a aplicação da 4ª dose (de reforço) para idosos com 70 anos ou mais”, explicou.

Soraya também informou que devido a pequena demanda de leitos hospitalares de Covid-19, a Secretaria de Saúde se prepara para encerrar as atividades do Hospital de Campanha de Araguari: “Vamos encerrar as atividades do HCAMP, e utilizar o espaço para funcionamento do Hospital de Leitos de Retaguarda e Leitos de Longa Permanência. O objetivo é dar suporte à rede hospitalar existente no município” esclareceu.

De acordo com a Secretaria de Saúde, será lançado um edital para a contratação de Organização Social (O.S) para a gestão desses leitos.

A secretária de Saúde também disse que Campanha de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira, 4, e que as duas vacinas (contra Covid-19 e contra a Influenza) podem ser aplicadas simultaneamente. Antes, a orientação era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias.

A vacina da gripe protege contra três tipos de influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. O imunizante é o responsável por ativar o sistema de defesa contra os vírus, por esse motivo é fundamental que os idosos se cuidem.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: