Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

CAGED aponta saldo positivo na geração de emprego em Araguari

qui, 31 de março de 2022 09:15

Da Redação

O SINE funciona como um intermediário entre a empresa e o trabalhador

Na última terça-feira, 29, o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apresentou o levantamento relativo ao mês de fevereiro deste ano, os dados mostram que a economia em Araguari teve fechamento positivo referente ao mercado de trabalho e à economia. No município foram criadas 1506 vagas de emprego e no mesmo período aconteceram cerca de 1371 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 135 empregos.

Os setores da agropecuária e da construção foram os que apresentaram os piores resultados. Na agropecuária, 268 cidadãos foram admitidos e 317 foram desligados de suas funções, resultando em 49 empregos a menos. Na construção, 89 pessoas foram contratadas e no mesmo período 133 foram desligadas, gerando um saldo negativo de 44 vagas. O saldo negativo nesses setores pode ser justificado pelo período de entressafra, onde boa parte dos trabalhadores é desligada de suas funções, pois não há mais o que ser colhido; outro fator importante é a conclusão das construções.

Os setores da indústria, do comércio e de serviços obtiveram saldo positivo no mês de fevereiro. Na indústria, 283 trabalhadores foram contratados e 269 foram desligados, isso resultou na criação de 14 vagas. No comércio, 334 pessoas foram admitidas e no mesmo período, 285 cidadãos foram desligados de suas funções. O setor de serviços foi o que alcançou o melhor resultado na geração de empregos, 165, sendo que foram contratados 532 trabalhadores e 367 cidadãos foram desligados.

No Brasil, cerca de 2.013.143 cidadãos foram contratados e 1.684.636 pessoas foram demitidas. São 328.507 novos empregos no país, o melhor resultado mensal desde setembro de 2021.

Em Minas Gerais, 219.255 trabalhadores foram contratados em fevereiro de 2022, no mesmo período 182.578 pessoas foram desligadas de suas funções, o que gerou um saldo positivo de 36.677 empregos.

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Araguari disponibiliza diariamente diversas vagas de emprego, mas em boa parte delas é preciso ter uma qualificação específica e/ou experiência comprovada na Carteira de Trabalho.

A diretora do SINE de Araguari, Danielle Alves destacou que o SINE funciona como um intermediário entre as empresas e os trabalhadores, portanto as exigências das vagas são determinadas pelos empregadores, sendo que tudo está de acordo com os critérios do Ministério da Economia.

Vale lembrar, que algumas oportunidades são oferecidas para quem busca o primeiro emprego ou mesmo para quem não tem experiência e que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), através do SINE disponibiliza, aproximadamente 700 cursos gratuitos de qualificação, no formato à distância. Os trabalhadores podem acessar o catálogo de cursos, através do endereço: https://social.mg.gov.br/trabalho-e-emprego/educacao-profissional/catalogo-de-oportunidades-de-qualificacao-ead

Os interessados nas vagas oferecidas pelo SINE Araguari, ou os cidadãos precisam de informações sobre a Carteira de Trabalho Digital, podem se dirigir até a Praça Getúlio Vargas, n° 65, portando CTPS (para quem procura emprego e possui a carteira física), carteira de identidade e CPF. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem intervalos, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: