Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura de Araguari publica decreto que desobriga o uso de máscara em ambientes fechados

sex, 18 de março de 2022 09:41

Da Redação

 

Ontem, 17, o prefeito de Araguari, Renato Carvalho (Republicanos) decretou que os araguarinos estão desobrigados de usar máscara em ambiente fechado. Essa determinação aconteceu depois da queda dos índices de contaminações, óbitos, taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria, bem como a redução da demanda por serviços de saúde por pessoas infectadas pela Covid-19.

Essa decisão aconteceu depois que o governo de Minas Gerais publicou um decreto no último sábado, 12, baseando-se nos dados epidemiológicos das últimas semanas, permitindo que os municípios onde ao menos 80% da população tenha recebido a segunda dose de reforço decidam sobre a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados.

O uso de máscara se torna facultativo no âmbito do município.

 

Segundo as informações da Secretaria de Estado e Saúde de Minas Gerais do dia 17 de março, em Minas, aproximadamente 86,64% da população, com cinco anos ou mais, recebeu a primeira dose do imunizante; 81,59% das pessoas tomaram a segunda dose ou a dose única e 47,56% dos cidadãos, com 18 anos ou mais, receberam a dose de reforço. Em Araguari, cerca de 79,37% da população, com cinco anos ou mais, tomou a primeira dose da vacina; 83,30% dos cidadãos receberam duas doses do imunizante ou a dose única e 47,09% das pessoas tomaram a dose de reforço.

De acordo com especialistas, a decisão de liberar os cidadãos do uso de máscaras ainda envolve riscos, de modo especial para as pessoas que não têm a vacinação completa.

De outro lado, ainda conforme o artigo 2º do decreto nº 52, de 17 de março de 2022, fica recomendado o uso de máscara de proteção facial em locais fechados para pessoas imunocomprometidas, com comorbidades de alto risco, com sintomas gripais, vulneráveis à infecção pela COVID-19, bem assim nas Unidades de Saúde, Clínicas, Consultórios, Hospitais, Home Care, Laboratórios, Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI e estabelecimentos congêneres.

1 Comentário

  1. Alexandre disse:

    Uma semana depois do governo estadual ainda estamos esperando uma manifestação da prefeitura de Uberlândia.

Deixe seu comentário: