Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cavalgada dos Muladeiros de Araguari rumo a Trindade começa no fim deste mês

sex, 18 de março de 2022 09:37

Da Redação

O destino dos Muladeiros de Araguari é o Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade-GO.

O estado de Minas Gerais ainda carrega sinais da influência dos tropeiros, não somente na culinária e nas fazendas, mas de modo especial no coração dos homens do campo.

Os tropeiros conduziam tropas de cavalos ou mulas e percorriam grandes áreas transportando gado e mercadoria. O trajeto podia durar muitas semanas, envolvendo as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Esse tipo de atividade era muito comum entre os séculos 17 e século 20.

O tropeiro transportava alimentos e mercadorias, contava histórias e difundia costumes, por isso sua participação foi fundamental no panorama desse fato histórico. Os tropeiros atuaram como mensageiros e agentes culturais, levando recados, receitas e novidades, para as pessoas que moravam em lugares distantes e isolados.

Em Araguari, um grupo composto por 25 tropeiros, fará uma cavalgada rumo ao município de Trindade, no estado de Goiás. A previsão é que a viagem se inicie no dia 26 de março, às 6 horas da manhã, no Parque de Exposições Rondon Pacheco. O objetivo da cavalgada é relembrar a antiga tradição de fé e devoção ao Divino Pai Eterno.

De acordo com a organização do evento, a previsão é que a viagem tenha aproximadamente 8 dias de duração, por esse motivo cada tropeiro irá levar duas mulas e fará o revezamento delas. Dessa forma, o bem-estar dos animais ficará preservado.

“Todas as mulas são acompanhadas por médicos veterinários, fizeram os exames necessários para que pudessem viajar, possuem ferraduras e estão com a vacinação em dia. Essa preparação para a cavalgada também inclui alimentação equilibrada e passeios mais longos, para aumentar o nível de condicionamento físico dos animais”, disse um membro da organização da cavalgada, André Nunes.

Para a segurança dos participantes do evento e de seus animais, todo o percurso será acompanhado por dois caminhões (um boiadeiro grande e um boiadeiro pequeno) e uma caminhonete pequena, que leva a cozinha e um socorro rápido, se for necessário.

Conforme informações da organização da cavalgada, todo o trajeto será registrado por vídeo, com o intuito de eternizar os momentos vivenciados, as histórias contadas e assim resgatar a tradição dos antigos tropeiros.

1 Comentário

  1. A disse:

    Assisti a viajem, gostei muito ,me emocionei várias vezes ,Amei e cuidado com os animais e a fé que esteve presente durante todo o percurso, amei ver as crianças participando com seus pais,E a chegada me causou lágrimas de emoção, Muito obrigada por me proporcionar essa alegria Deus abençoe cada um de vocês com muita saúde paz amor e fé. SOLICITO ,quw mandem informações sobre a próxima cavalgada,meu esposo tem muita vontade de participar Somos da cidade de Nepomuceno MG. SITIO DO Marinheiro.

Deixe seu comentário: