Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

PRF e concessionária orientam motoristas sobre uso do cinto de segurança e riscos do transporte clandestino

qui, 17 de fevereiro de 2022 08:01

Da Redação

Outras ações educativas devem ocorrer nos próximos meses

Com o objetivo de reforçar algumas dicas de segurança viária, a concessionária Eco050, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou, nesta semana, uma blitz educativa na BR-050, quando cerca de 400 usuários foram abordados. Outras ações neste sentido devem ocorrer nos próximos meses.

 

Além de orientações, policiais rodoviários e a equipe operacional da concessionária distribuíram material informativo para alertar sobre a falta do cinto de segurança, problema que ainda é uma realidade na região.

 

“O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros do veículo. Nessas abordagens, sempre orientamos para que o motorista também cheque e obrigue os demais ocupantes a colocaram o cinto, pois é uma responsabilidade que cabe a ele como condutor”, afirma o inspetor Rocha Neto, da PRF.

 

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), deixar de usar o cinto de segurança é infração grave e resulta em multa de R$ 195,23 e perda de pontos na carteira.

 

Outro foco da ação estava no alerta sobre os riscos do transporte clandestino de passageiros, em razão dos perigos trazidos pelos serviços de ônibus irregulares. “O veículo clandestino não passa por nenhum tipo de vistoria para a viagem, para ter credenciamento e poder circular. Quem usa um ônibus desse está colocando a sua segurança em risco, porque muitas vezes são veículos sem itens obrigatórios, com motoristas sem cursos e CNH específicos. Nós fiscalizamos, mas também pedimos às pessoas para que não usem esse tipo de transporte”, diz Rocha.

 

Durante as abordagens da ação, os motoristas receberam material informativo com QR Code para vídeos explicativos e lixocar para utilização no veículo. Também foram orientados sobre os serviços das concessionárias, como o telefone para emergências na via (0800 940 0700) e os pontos de apoio disponíveis a cada 50 km – equipados com fraldários, sanitários acessíveis, espaço para pausas rápidas e totem de autoatendimento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: