Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Desemprego aumenta em Araguari no mês de dezembro, mostra Caged

qua, 2 de fevereiro de 2022 08:03

Da Redação

Maioria das vagas de emprego disponíveis no SINE exigem experiência ou qualificação.

Os números mais atuais apontados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicam que a economia em Araguari teve fechamento negativo no que diz respeito ao mercado de trabalho e à economia, uma vez que, no município, foram computadas mais demissões do que admissões, em menos 297 empregos na cidade; no total foram 1.141 dispensas e 848 contratações. Os números são referentes ao mês de dezembro e fecham o período do ano de 2021 alusivo à economia local.
Em âmbito nacional, o país terminou o ano de 2021 com saldo positivo de 2.730.597 vagas de emprego com carteira de trabalho assinada. Ao longo do ano, foram registradas 20.699.802 admissões e 17.969.205 desligamentos. Os dados foram divulgados na segunda-feira, 31, pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Já o mês de dezembro registrou retração de 265.811 postos de trabalho. O número decorre de um total de 1.703.721 de desligamentos e de 1.437.910 admissões. O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, em dezembro, ficou em 41.289.692 vínculos, o que, segundo o ministério, representa uma queda de 0,64% em relação ao mês anterior.
No estado de Minas Gerais, foi divulgado o saldo negativo de -22.771, sendo a diferença entre as 150.587 admissões e os 173.358 desligamentos. O resultado vinha com tendência a piorar desde setembro.
Em Araguari, o saldo de criação de empregos formais, nesse mês, foi desanimador para a economia da cidade. O município fechou 297 vagas de trabalho com carteira assinada, o que afere um fechamento negativo para a economia local, que apresentava melhora enquanto se recuperava da crise. Os dados indicam que a cidade ainda busca a retomada da economia, mas tem desafios pela frente.
Analisando os números conforme seus grupos de atividade econômica, no município, a agropecuária apresentou o pior fechamento dentre os grupamentos econômicos, sendo 44 admissões e 182 desligamentos, resultando em saldo de 138 menos vagas de trabalho no setor. O comércio fechou com saldo positivo, sendo o único grupamento nessa condição, porém, o número é bastante tímido: foram 8 empregos formais abertos durante dezembro, alcançando 269 contratações contra 261 demissões. O setor de construção, por sua vez, totalizou 65 admissões e 130 demissões, resultando fechamento negativo de menos 65 vagas. A indústria teve saldo de 62 menos empregos, sendo 163 contratações e 225 desligamentos. Por último, a área de serviços também desempenhou negativo no último mês de 2021 e fechou 40 postos de trabalho, sendo registradas 303 admissões contra 343 demissões. O setor já havia se destacado nos últimos meses, mas não alcançou saldo positivo em dezembro.
Vale ressaltar que o único grupamento econômico na cidade que não fechou dezembro com números negativos na geração de empregos foi o comércio, que ainda assim teve um desempenho bastante tímido, criando apenas oito novos empregos. A onda de mais de mil demissões somente nesse mês certamente é impactada pela insegurança geradas crises que surgiram com a pandemia de Covid-19 e com o surgimento da variante Ômicron, que é mais transmissível do que as outras cepas da doença.
O SINE de Araguari possui vagas abertas para diversas áreas de atuação profissional. Ocorre que muitas delas acabam exigindo experiência ou qualificação, o que dificulta o preenchimento do posto de trabalho. Apesar disso, algumas oportunidades podem ser oferecidas para quem busca o primeiro emprego ou mesmo para quem não tem experiência.
Para os interessados nas vagas do SINE, ou para quem busca informações a respeito da Carteira de Trabalho Digital, é preciso ir até o endereço: Praça Getúlio Vargas, n° 65, na cidade de Araguari, portando CTPS (para quem procura emprego e possui a carteira física), carteira de identidade e CPF. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem intervalos, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: