Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Programação do LIRAa em Araguari é definida por agentes de saúde do município

sex, 14 de janeiro de 2022 08:05

Da Redação

Agentes de saúde definem programação de levantamento sobre índices para Aedes Aegypti.

De acordo com informações da prefeitura de Araguari, o levantamento rápido de Índices para Aedes aegypti – o LIRAa, será realizado no município a partir do próximo dia 17 de janeiro, segunda-feira.

Sendo assim, as ações de campo devem ser intensificadas de acordo com o tipo de criadouro identificado nas localidades pesquisadas, tendo em vista o controle e a prevenção de doenças epidêmicas causadas pela picada do mosquito em todo o município.

Com a chegada do verão, com o tempo quente e as chuvas, as autoridades destacam que a população precisa estar atenta ao controle e ao combate à proliferação do mosquito ‘Aedes aegypti’, transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya.

É importante ressaltar também que, neste período, o mosquito se reproduz com maior facilidade, e ações simples e rotineiras da população são suficientes para um controle eficaz do vetor.

Ainda, a Saúde separou algumas dicas de prevenção simples que podem ser seguidas por todas as pessoas em suas casas, como: evitar usar pratos nos vasos de plantas. Caso seja necessário, coloque areia até a borda; guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras tampadas; deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água; trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana; retire a água acumulada em lajes e calhas; mantenha fechada a tampa do vaso sanitário; evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue; caso apresente sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, procure uma Unidade de Saúde para atendimento médico.

 

Sintomas e diagnóstico das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti:

A Dengue apresenta febre alta e de início súbito, além de dores no corpo. A Zika tem como principal característica as manchas vermelhas, que causam uma doença chamada ‘febre da Zika’, associada à febre baixa e a dores pelo corpo. Já a Chikungunya apresenta sintomas como febre alta e fortes dores nas articulações. O diagnóstico das doenças, na maior parte dos casos, é clínico, ou seja, é feito com base nos sinais e nos sintomas relatados e observados por profissionais de saúde, que indicam o tratamento adequado para cada caso.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: