Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Saúde: prefeitura segue realizando cadastramento de usuários do SUS em Araguari

qui, 23 de dezembro de 2021 09:51

Da Redação

O cadastramento é realizado para usuários do SUS e beneficia a população.

Em busca de mais informatização, a prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Atenção Primária, está promovendo durante todo o mês de dezembro uma força tarefa para cadastrar os pacientes atendidos em todas as Unidades de Saúde do município.

Segundo a prefeitura, o objetivo do cadastramento é para que o Ministério da Saúde reconheça a pessoa como usuária do Sistema Único de Saúde – SUS, o que contribui significativamente para a pasta. O e-SUS é um conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização SUS.

De acordo com a doutora Marislene Nunes, coordenadora da Atenção Primária, ainda restam milhares de usuários que precisam ser cadastrados. “Com esse cadastramento todos saem ganhando. É mais seguro para o paciente e o município recebe mais recursos para a Saúde”, explicou.

Em contato com Soraya Ribeiro, secretária municipal de Saúde, foi informado que além de o cadastramento acontecer em todas as Unidades de Saúde, ele também é feito nas residências, especialmente nos territórios que não possuem o programa ‘Saúde da Família’. “Com a nova política ‘Previne Brasil’, do Governo Federal, há necessidade desse cadastramento, pois o repasse financeiro que custeará as ações de Saúde no município será realizado mediante o cadastro da população, o que é chamado de ‘capacitação ponderada’. É muito importante que o cidadão araguarino receba o agente comunitário para preenchimento dos dados”, explica a chefe da pasta.

Ainda, a prefeitura informou que ao receber o agente comunitário, a pessoa deve ter em mãos o Cartão Nacional de Saúde ou CPF e documento de identificação com foto. Os agentes, para melhor atender toda a comunidade, estão trabalhando em horários diferentes, além do horário comercial, incluindo finais de semanas e feriados.

Para qualquer dúvida sobre a Identificação do agente comunitário, a população pode entrar em contato com o departamento Atenção Primária pelo telefone: 34 3690 3158.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: