Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Saúde: Hospital de Campanha segue com atendimentos, mas tem leitos reduzidos em Araguari

sex, 17 de dezembro de 2021 10:25

Da Redação

O combate à pandemia de Covid-19 é realizado de várias formas: há a conscientização da população a respeito da observância de medidas sanitárias (distanciamento, uso de máscaras, dentre outras), há a imunização em massa contra a doença e há o tratamento dos pacientes infectados pelo vírus.

Em Araguari, o atendimento é feito em diversos locais, porém, uma das principais estruturas é sem dúvida o Hospital de Campanha, local especializado para receber pacientes contaminados e realizar tratamentos. Os casos mais complicados, que acabam necessitando de internação em leitos de UTI, são transferidos para a Santa Casa de Misericórdia.

Hospital de Campanha de Araguari.

 

Em atividade desde os primeiros meses da pandemia, em 2020, o Hospital de Campanha em Araguari já recebeu milhares de pacientes e internações em leitos de enfermaria ao longo desse tempo e, na última terça-feira, 14, um parlamentar municipal levou à tribuna da Casa de Leis uma solicitação para que o local não fosse fechado, encerrando o atendimento ao público na cidade.

De acordo com o vereador Wiliam Postigo (PL), autor do requerimento apresentado na sessão ordinária, havia uma reunião agendada com o Executivo, nesta quinta-feira, 16, para tratar da situação. A reportagem tentou entrar em contato com o edil nesta data para confirmar a realização do encontro, mas não obteve êxito.

Segundo o que foi apresentado por Postigo na tribuna da Casa de Leis, ‘haveria um risco’ de fechamento da unidade, uma vez que os casos de Covid-19 estão diminuindo sistematicamente em Araguari. “Sou contra [um eventual] fechamento. Poderia ser feita uma segunda UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ali”, disse.

Em contato com Soraya Ribeiro, secretária municipal de Saúde, nesta quinta-feira, 16, foi informado que a gestão da pasta realizou a supressão do número de leitos contratados, uma vez que a quantidade de pacientes (demanda) diminuiu, porém, o Hospital de Campanha segue realizando os atendimentos ao público. Não foi informada a quantidade de leitos suprimidos.

Questionada a respeito do fechamento da unidade ou não, Soraya esclareceu que o encerramento das atividades no local ainda não foi determinado. “Estamos analisando o que será feito nos próximos meses”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: