Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Erosão no Sibipiruna gera preocupação em moradores; prefeitura diz que está ciente da situação

sex, 17 de dezembro de 2021 10:20

Da Redação

Buraco formado pela erosão no solo, no bairro Sibiripuna.

No município de Araguari, locais como o bairro Sibipiruna, partes do bairro Bosque e outras localidades na região, principalmente em épocas de chuva, de acordo com moradores do local, sofrem com problemas de erosão no solo, fazendo com que surjam buracos em algumas partes.

Assim, conforme enviado por uma moradora do local, que se colocou como porta-voz dos demais habitantes da região, em contato com a reportagem da Gazeta do Triângulo nesta quinta-feira, 16, ela relatou que uma erosão no solo tem crescido desde o fim do mês de novembro e já se aproxima de sua residência. “No fundo da rua Alice Costa Barros, terreno do ‘Cortume’, há uma cratera, e ela tem aumentado de tamanho com as chuvas”, diz Patrícia da Cunha, moradora no local desde 1994. “Estou falando em nome de todos os moradores daqui, porque o problema não afeta só a minha casa. Temos crianças, idosos. É uma questão de risco de vida para todas as pessoas daqui. Algo precisa ser feito”, acrescentou.

Segundo Patrícia, ela mesma teria notificado as autoridades no dia 22 de novembro, quando percebeu o buraco que, naquele tempo, seria bem menor do que é atualmente. “Eu já fui na prefeitura, já fui na ouvidoria do Ministério Público, alguém precisa fazer alguma coisa antes que seja tarde. É o meu pedido de socorro”, diz. “Não quero desavenças com ninguém, mas precisamos que o problema seja resolvido”, concluiu.

A reportagem entrou em contato com o secretário municipal de Obras, Luis Felipe Miranda, que é engenheiro e está à frente da pasta desde o início da atual gestão, e foi informada de que a administração está ciente da situação. “As chuvas que tivemos de sábado para domingo, com 105mm de pancadas fortes, fizeram com que a erosão avançasse muito. Devido a essa piora no local, já providenciamos a compra emergencial de material de 3ª categoria, próprio para subir um aterro. Enquanto isso, fizemos uma curva de nível para desviar o caminho da água de dentro do buraco, evitando que a erosão siga crescendo”, explica Miranda.

De acordo com o secretário, as chuvas causaram situações urgentes em outros pontos do município, que também estão sendo socorridos pela pasta. A previsão é de que na semana que vem a situação já esteja solucionada.

Porém, o engenheiro ainda destacou que uma solução definitiva para a questão seria a construção do Parque Linear, compreendendo a região às margens do Brejo Alegre, canalizando o córrego e criando segurança em relação às erosões. “Os problemas das regiões adjacentes ao Brejo Alegre só serão resolvidos definitivamente com a obra. Estamos movimentando os projetos executivos. Ano que vem teremos boas notícias”, concluiu Miranda, com boas expectativas para os moradores da área.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: