Curso “Plataforma + Brasil” é ministrado por secretário de Araguari
sex, 12 de novembro de 2021 09:38Da Redação
O Secretário de Planejamento, Habitação e Orçamento da Prefeitura de Araguari, Dikson dos Santos Gomes, juntamente com a servidora Luciana Brasileiro e o engenheiro civil João Paulo Almeida, ministraram, durante essa semana, o curso Sistema de Gestão de Convênios da Plataforma + Brasil para gestores e servidores das prefeituras que fazem parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, que organizou o evento.
O curso teve início na última terça-feira, 9, e ontem, quinta-feira, 11, com duração de três dias consecutivos, no auditório da Associação, no município de Uberlândia.
O objetivo do curso foi atender ao máximo os profissionais de engenharia e gestão de convênios federais, controladores internos e demais assistentes. Esses profissionais recebem o aprendizado do preenchimento da plataforma e de todos os sistemas e documentações nele utilizadas. “A plataforma é apenas um meio. Quanto mais conhecimento sobre o sistema e os documentos necessários o servidor tiver, menor a chance dos órgãos que geram o recurso não apontarem pendências, diminuindo o tempo de aplicação do recurso e do resultado para população”, destacou o secretário Dickson, instrutor do curso.
Administrada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, a ferramenta, sobre a qual é passado o conhecimento, reúne, em um só canal, dados sobre execução de obras e aplicação dos recursos repassados pela União para a entrega de políticas públicas.
Conforme foi informado pela Amvap, os participantes têm uma visão geral do sistema, sendo: os elementos mínimos a serem aplicados em todos os projetos básicos; as noções quanto à execução; registro e pagamento de contrapartida. Entre as principais dúvidas estão o campo para inserir determinado tipo de documento, como deixar a proposta mais clara para quem realiza a consulta e o acesso a alguns menus do sistema.
Alguns profissionais que participaram do curso comentaram a respeito do aprendizado. Carolina Costa, que é engenheira civil da cidade de Prata, há 5 anos trabalha com o sistema. Ela acredita que o curso é importante em termos de esclarecimento. “Os instrutores apresentaram algumas páginas que não tínhamos acessos, como consulta geral a nível nacional, que eu não sabia fazer. É uma forma mais organizada, e [de sabermos] se estamos corretos ou não nas maneiras de lidar com o trabalho no dia a dia”.
Para Waldemar Canaverde, diretor de Planejamento de Capinópolis, a avaliação é positiva, e o que chamou a atenção na capacitação foi a atenção dada aos aspectos operacionais, voltados para a engenharia. “O curso é superinteressante e aprendi bastante, principalmente porque a apresentação está esclarecendo a parte operacional da plataforma + Brasil”, contou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...