Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Pacientes ganham oportunidade com cirurgias ortopédicas em Araguari

sex, 9 de maio de 2014 00:22
Mutirões começam a partir deste mês gratuitamente
Encontro na sede da secretaria de Saúde reuniu a equipe da prefeitura, a comissão de saúde da Câmara Municipal, da Santa Casa e do Conselho de Saúde. Foto: Divulgação

Encontro na sede da secretaria de Saúde reuniu a equipe da prefeitura, a comissão de saúde da Câmara Municipal, da Santa Casa e do Conselho de Saúde. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Um convênio firmado entre a prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia pode render novos resultados para o ramo da medicina em Araguari. Diante do índice excessivo de pessoas que necessitam de cirurgias ortopédicas, o município inicia neste mês uma série de mutirões com atendimentos oferecidos gratuitamente à população.

Atualmente, quase 800 pacientes aguardam na lista de espera para cirurgias ortopédicas de médio porte, enquanto cerca de 100 pessoas endossam o quadro para procedimentos de alta complexidade. Os dados são da secretaria de Saúde, que afirma que desde 2002 o atendimento não é exercido em Araguari.

Por meio da parceria, estima-se que a espera das pessoas sofra uma redução considerável, com três cirurgias mensais de alta complexidade desencadeadas de maio deste ano a julho de 2016. Depois disso, o atendimento deve ser exercido duas vezes por mês até dezembro.

Os procedimentos serão totalmente subsidiados pelo governo municipal, que deve desembolsar R$ 37.500 com recursos próprios, que serão utilizados para custear os equipamentos e as próteses necessárias. Ainda assim, a iniciativa não se restringe aos pacientes de alta complexidade.

A partir de julho, as pessoas que aguardam por cirurgias de médio porte também ganharão uma oportunidade, com procedimentos arcados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme apurou a reportagem, foram iniciadas avaliações médicas a fim de identificar as prioridades de cada quadro e avançar no processo.

Nesta quarta-feira, 7, um encontro na sede da secretaria de Saúde reuniu a equipe da prefeitura, a comissão de saúde da Câmara Municipal, da Santa Casa e do Conselho de Saúde. Na ocasião, foi tratado que dos procedimentos de cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade de 2007 a 2014, foram passados 159 para a análise final do grupo técnico do hospital. Em breve, os primeiros pacientes a receberem o atendimento serão anunciados.

ASCENSÃO

Representando um dos campos mais desenvolvidos da medicina, com novas tecnologias e a criação de próteses adequadas, as cirurgias ortopédicas abrangem não apenas fraturas, como deformidades congênitas e problemas crônicos e traumáticos, além daqueles relacionados ao uso excessivo do tecido ósseo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: