Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Aulas presenciais em Araguari retornam na rede estadual na próxima semana

ter, 6 de julho de 2021 09:31

Da Redação

Estado autorizou a retomada das atividades presenciais em 16 escolas da rede estadual em Araguari. Veja lista das instituições.

O Sind-UTE realizará amanhã, 7, reunião para para apresentar proposta de greve sanitária

O retorno às aulas presenciais em escolas da rede pública estadual, dentro do modelo híbrido (escalonado), é previsto para regiões que se classifiquem na Onda Amarela, Vermelha ou Verde do programa Minas Consciente. Na Vermelha, voltam do primeiro ao quinto ano e nono ano do ensino fundamental, e terceiro ano do ensino médio. Nas Verde e Amarela todos os períodos estão autorizados.

Além disso, há a exigência de cumprimento dos protocolos sanitários, sendo todas as escolas equipadas com EPIs e materiais de limpeza e higienização pessoal, tendo poucas pessoas em sala, sendo no máximo 10 ou 11, incluindo professor e alunos, nas mais espaçosas.

Os alunos devem frequentar as aulas presenciais em rodízio, como é previsto no modelo híbrido. Os estudantes vão às aulas durante uma semana, já na semana seguinte a escola não recebe alunos. Na outra, a unidade recebe professores e outro grupo de alunos. Assim, os alunos que tiveram aulas presenciais na primeira semana só retornam depois de aproximadamente dois meses, o que acontece em função do modelo de rotatividade.

Nesta segunda-feira, 5, retornaram apenas professores. Na semana que vem, no dia 12, os alunos também voltam ao ambiente escolar.

O Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) realiza uma reunião do Conselho Geral na próxima quarta-feira, 7, para apresentar proposta de greve sanitária, uma vez que os profissionais não se sentem seguros para o retorno sem a vacinação contra Covid-19. Porém, a categoria deve decidir conjuntamente sobre a proposta.

16 escolas estaduais em Araguari estão autorizadas ao retorno das aulas presencias

De acordo com a Secretaria de estado de Educação (SEE-MG), a aberturas das escolas, considerando os novos critérios, só é possível graças à redução dos indicadores epidemiológicos aos patamares de contaminação verificados no mês de fevereiro deste ano, alcançando uma situação mais favorável.

Além disso, o monitoramento realizado nas unidades de ensino que já fizeram a retomada, iniciada no dia 21/6, não impactou em casos e nem situações de contaminação, reforçando, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos.

Em Araguari, a listagem de unidades escolares do estado de Minas Gerais autorizadas ao retorno é: CESEC JK, Antônio Nunes Carvalho Filho, Artur Bernardes, Coronel Lindolfo Rodrigues Cunha, Costa Sena, Dona Eleonora Pieruccetti, Isolina França Soares Torres, José Carneiro Da Cunha, Madre Maria Blandina, Padre Damião, Padre Elói, Paes De Almeida, Professor Antônio Marques, Professora Katy Belem, Raul Soares e São Judas Tadeu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: