Covid-19: Araguari segue na Onda Vermelha, mas aulas presenciais podem ser retomadas em escolas estaduais
sex, 2 de julho de 2021 08:11Da Redação
Vacinação avança para pessoas com 51 anos ou mais
O Brasil está com 518 mil mortes contabilizadas por Covid-19, de acordo com dados oficiais atualizados nesta quinta-feira, 1º.
Além disso, Minas Gerais já soma 46.242 óbitos causados pelo novo coronavírus, ainda conforme os números.
Ainda, nesta quinta-feira, 24, o Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho que acompanha a pandemia no estado, aprovou o retorno das atividades escolares para cidades que estiverem na onda vermelha do Minas Consciente, plano criado para a retomada gradual e segura da economia.
A decisão foi tomada após uma análise criteriosa dos dados relacionados à pandemia. Segundo informações apresentadas ontem, 1º, a incidência da Covid-19 em Minas Gerais caiu 22% nos últimos 14 dias e 9% na última semana. Já o número de solicitações de internações diminuiu 22,64%.
A volta às aulas presencial não será permitida apenas na Onda Roxa e nas macrorregiões na Vermelha que se enquadram na classificação de ‘Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável’ e, por isso, passam por análise mais minuciosa dos indicadores de incidência e espera por atendimento.
Ainda de acordo com a última deliberação, 12 das 14 macrorregiões serão mantidas na fase vermelha, quais sejam: Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul.
Dessas, somente a Leste do Sul será mantida na categoria ‘Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável’ e, assim, segue com maior acompanhamento.
De acordo com a metodologia da Secretaria de Saúde (SES-MG), ‘Incidência e Espera por Atendimento’ são verificados para identificar as tendências de piora na transmissão da doença, ocupação de leitos e possíveis filas para os casos.
As regiões Sudeste e Vale do Aço permanecem na Onda Amarela.
No que diz respeito ao retorno das aulas presenciais em unidades educacionais mineiras, a secretária de estado de Educação (SEE-MG), Julia Sant´Anna, que também participou da reunião do Comitê, ressaltou que a rede estadual de ensino está bem formada e preparada para o retorno das atividades pedagógicas. “Os dados que temos atualmente nos dão segurança para essa volta. Vamos intensificar ainda mais os cuidados, levando em conta o possível aumento de alunos nas salas. No sistema estadual, nas últimas duas semanas, desde que iniciamos uma volta gradual, os resultados são satisfatórios. Somente nos primeiros sete dias contabilizamos 81 unidades escolares e cinco mil estudantes. E foram poucos os incidentes relacionados à doença, mas todos acompanhados de perto. Todo apoio foi dado”, destacou.
A reportagem questionou a gestão municipal a respeito de mudanças nas medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, por meio de decretos municipais, e foi informado que a prefeitura não pretende realizar mudanças nos próximos dias, tendendo a manter as normas já vigentes na cidade.
VACINAÇÃO
A partir de hoje, 2, a vacinação de primeira dose em Araguari é feita em pessoas com 51 anos ou mais. Esse público pode procurar, atualmente, três locais para receberem a picada: aeroporto municipal, UBSF Paraíso e UBSF Brasília, entre 8h e 16h. Em modelo ‘drive-thru’ (dentro do veículo), apenas no aeroporto.
Outros grupos também serão atendidos no aeroporto para primeira e segunda dose, sendo: profissionais do Transporte coletivo urbano e rodoviário;
Trabalhadores da Limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos; profissionais da Educação; forças de segurança e salvamento (remanescentes); forças Armadas (remanescentes) e os Idosos de qualquer idade.
Na UBSF Maria Eugênia, o público recepcionado inclui pessoas com comorbidades; gestantes; puérperas; profissionais da saúde (Agendados e demanda espontânea).
Nas UBSF Paraíso e Brasília, será atendido o público com 51 anos completos ou mais.
Ainda, é precioso que o cadastro tenha sido feito no site da prefeitura (araguari.mg.gov.br), atentando-se para apresentar toda documentação necessária.
Ainda sobre o processo de vacinação, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), recebeu do Ministério da Saúde, neste mês de junho, o total de 4.023.760 doses de vacinas contra Covid-19. O quantitativo – o maior desde que as remessas começaram a ser enviadas a Minas – representa uma cobertura de 28,7% da população apta para imunização.
As mais de 4 milhões de vacinas que desembarcaram em Minas neste mês de junho estão distribuídas em 2.437.750 da AstraZeneca, 149.550 da Janssen, 619.800 doses da CoronaVac e 816.660 doses da Pfizer.
Parte desse quantitativo recorde, a primeira remessa do 28º lote, chegou ao estado na última quarta-feira, 30, contendo 624.500 doses da AstraZeneca.
CENÁRIO MUNICIPAL
Araguari já soma 15.628 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 3.693 pacientes em monitoramento, sendo 1.441 confirmados e 2.252 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 17 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 22 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo três no Santo Antônio, cinco na UPA, 13 no Hospital de Campanha, nenhum na Santa Casa (enfermaria) e um no São Sebastião. Ainda, foram computados 407 óbitos confirmados para a doença, sendo dois nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 1º.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...