Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari amplia intervalo entre as doses da Pfizer para 84 dias

qua, 16 de junho de 2021 08:15

Da Redação

Imunização avança em Araguari, chegando a pessoas de 57 anos

Araguari, a partir de hoje, 16, começa a vacinar pessoas com 57 anos completos, profissionais da saúde (agendados) e gestantes (agendadas).

O público de 57 anos ou mais recebe a vacina contra a Covid-19 no aeroporto municipal, entre 8h e 16h, em ‘drive thru’ ou para pedestres.

Gestantes e trabalhadores da saúde devem procurar as UBSF do bairro Maria Eugênia e Paraíso. O local, dia e horário, serão informados por telefone ou por mensagem, concretizando o agendamento. Os demais grupos, que já estavam sendo vacinados, continuam a tomar a primeira dose no aeroporto.

O cadastro no site é fundamental e é preciso ter em mãos toda documentação comprobatória exigida.

Tabela de datas para aplicação da segunda dose da Pfizer após nova orientação da Saúde

Além disso, foi divulgada uma nova informação a respeito da aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer pela administração nesta terça-feira, 15.

De acordo com uma determinação do Ministério da Saúde, os municípios mineiros e de todo o país passam a respeitar um intervalo de tempo entre a aplicação da primeira para a segunda dose da vacina da Pfizer, agora, de 84 dias, e não mais de 30 dias, como antes era recomendado.

Em Araguari, quem tomou a primeira dose da Pfizer nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio deverá receber a segunda nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto, respectivamente, e não mais no dia marcado no cartão de vacinação.

 

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

O governo de Minas divulgou na manhã de ontem, 15, o cronograma para aplicação de vacinas contra a covid-19 na população adulta em Minas Gerais.

Assim, ficou previsto que neste mês de junho, pessoas com 55 anos completos podem ser alcançadas pela imunização, em data específica a ser divulgada.

Pessoas de 50 a 54 anos estão estimadas para o mês de julho. Agosto, setembro e outubro são meses que apresentam expectativa de vacinação para idades de 35 a 49 anos, 25 a 34 e 18 a 24 anos, respectivamente.

 

Em entrevista coletiva, o secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, enfatizou que se trata de uma expectativa, que poderá variar de acordo com certas determinantes. “Isso tudo depende do envio do Ministério da Saúde. O problema de atraso de vacina é a falta dela, porque, quando chega a Minas, a distribuição para os municípios é feita de forma bastante rápida”, disse Bacheretti.

 

De acordo com o secretário, para junho, a expectativa é que Ministério da Saúde receba mais 38 milhões de doses. Para julho, estão previstas 35 milhões de doses; em agosto, o número sobe para 68 milhões de doses, enquanto para setembro é de 62,5 milhões. Em outubro, devem chegar 65 milhões. “Minas Gerais, normalmente, recebe 10% das vacinas”, pontuou o secretário.

 

O secretário ainda comentou sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos, anunciada por algumas cidades de Minas. “Não há previsão de imunização deste grupo em todo estado, pois não está prevista no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde a vacinação desta faixa etária. Tais cidades tomaram uma decisão de forma isolada. Não podemos prever vacinação de criança e adolescente antes de o Ministério da Saúde decidir”, explicou.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta terça-feira, 15

Araguari já soma 14.818 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 4.293 pacientes em monitoramento, sendo 2.107 confirmados e 2.186 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 18 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 31 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo nove no Santo Antônio, quatro na UPA, 12 no Hospital de Campanha e três no São Sebastião. Ainda, foram computados 389 óbitos confirmados para a doença, sendo duas nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta terça-feira, 15.

2 Comentários

  1. darciano disse:

    avança muuuito devagar,onde estou ta na casa dos 48 anos,vai entender essa distribuição de vacinas

  2. darciano disse:

    Sendo que o prefeito comunicou as empresas grandes e medias ou em geral do distrito industrial que vai vacinar todos trabalhadores dessas empresas,para que as mesmas não tenham perda de produtividade,,so ouço elogios ao gestor,o cabra ta pensando la na frente…em aparecida de goiania

Deixe seu comentário: