Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari tem saldo positivo de criação de empregos formais em abril, diz CAGED

sex, 28 de maio de 2021 08:13

Da Redação

Setor de construção demitiu 144 e contratou 67 em abril, fechando o mês com saldo negativo em Araguari

Os dados apresentados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nesta semana, via Ministério da Economia, que são referentes ao mês de abril de 2021, indicam um pequeno crescimento na quantidade de empregos formais criados no período, em Araguari, sendo 802 admissões e 728 demissões, totalizando saldo positivo de 74 novos postos de trabalho.

No que diz respeito ao âmbito nacional, em abril deste ano, a quantidade de trabalhadores contratados com carteira assinada foi superior ao de demitidos, apesar de que a geração de postos de trabalhos formais tenha ficado abaixo do resultado do mês de março. De acordo com o Ministério da Economia, em abril, houve 1.381.767 admissões e 1.260.832 desligamentos no mercado formal de trabalho, gerando 120.935 novos postos de trabalho.

No estado de Minas Gerais, foi divulgado o saldo positivo de 13.942 (menos do que a metade em comparação com o mês anterior), que seria a diferença entre as 149.767 admissões e os 135.825 desligamentos.

Em Araguari, o saldo de criação de empregos formais foi positivo. O município teve 74 novas vagas de trabalho com carteira assinada abertas na cidade, o que afere um fechamento, apesar de tímido, positivo para a economia da cidade. O saldo é consideravelmente menor se comparado ao mês anterior, período no qual foram criados mais de 500 empregos.

Analisando os setores de atividades econômicas na cidade, a agropecuária apresentou, após se destacar por um crescimento estrondoso em março, novo saldo positivo, com 98 admissões e 25 desligamentos, resultando em saldo positivo de 73. O comércio, ainda abalado pela pandemia causada pela Covid-19, acabou ficando com saldo negativo outra vez e fechou 4 vagas de empregos formais, alcançando 184 contratações contra 188 demissões, entretanto, o resultado foi melhor do que o obtido em março. Já o setor de construção, após fechar 36 vagas de emprego em março, registrou 67 admissões e 144 demissões, resultando fechamento negativo de 77 postos de trabalho. O dado indica uma queda na demanda consumerista na seara, enquanto o setor amarga os reflexos da crise econômica. A indústria teve um resultado otimista, com 23 novos empregos, sendo 167 contratações e 144 desligamentos. Por último, o setor de serviços, o segundo melhor desempenho, com saldo positivo de 75, uma vez que foram registradas 286 admissões contra 227 demissões.

A agropecuária, apesar de um resultado significativamente inferior ao que apresentou no mês de março, teve os melhores números entre os grupamentos de atividades econômicas no município.

Próximo do início de junho, Araguari está classificada na Onda Amarela do Minas Consciente. Porém, é preciso se atentar para o aumento de casos de Covid-19 e para os avisos de especialistas, que alertam para uma terceira onda da pandemia. Nesta semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu a 3ª onda durante audiência na Câmara dos Deputados.

Em termos de empregabilidade na cidade, o SINE Araguari possui hoje 105 vagas aguardando preenchimento. “Temos oportunidades para ajudante de eletricista, auxiliar contábil, carpinteiro, dentre outras. Ainda, temos 30 postos abertos para servente de obras. Apesar da pandemia, chegam novas vagas todos os dias. Ocorre que, às vezes, algumas funções específicas exigem qualificações”, explica a coordenadora do SINE, Danielle Alves.

Para interessados nas vagas de emprego que o SINE oferece, ou para quem necessita de orientações a respeito da Carteira de Trabalho Digital, é preciso ir até o endereço: Praça Getúlio Vargas, n° 65, na cidade de Araguari, portando CTPS (para quem procura emprego e possui a carteira física), carteira de identidade e CPF. O horário de atendimento no órgão é das 8h às 17h, sem intervalos, de segunda a sexta-feira.

 

PORTAS ABERTAS

A coordenadora do SINE Araguari elencou que está em andamento o projeto Portas Abertas – Português Para Imigrantes. “Percebi que muitas dessas pessoas tinham grande dificuldade de comunicação e de uso do idioma, então levei a demanda até a Secretaria de Trabalho e Ação Social, que prontamente abraçou a causa”, pontuou.

O projeto é destinado para imigrantes, com mais de 18 anos de idade, com origem de qualquer país do exterior, por meio de uma parceria entre o SINE Araguari, a secretaria de Trabalho e Ação Social e a Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), que ensina para esse público a língua portuguesa, facilitando não apenas seu ingresso no mercado de trabalho, mas toda sua vida rotineira, desde compras no mercado até consultas médicas. Os interessados podem procurar o SINE Araguari para mais informações.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: