Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Pergunte ao Doutor (27/05)

qui, 27 de maio de 2021 08:16

1-O que é gripe Influenza?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, sendo responsável por elevadas taxas de hospitalização.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

 

2-Como será a campanha de Vacinação contra H1N1 em 2021?

A estratégia de vacinação contra gripe (influenza) foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999 com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população elegível.

O Ministério prevê a imunização de 79,7 milhões de pessoas e o objetivo é vacinar pelo menos nove em cada dez pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

Além de evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus, a vacinação ganha outra importância neste momento.

Com diversos estados com leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) lotados e filas de espera em função da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa também é importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde.

Em 2021, a campanha de vacinação contra a gripe iniciou no dia 12 de abril até 09 de julho de 2021. É dividida em 3 fases, que contemplarão os grupos definidos pelo Ministério da Saúde, sendo que o planejamento de atendimento e vacinação de cada um desses grupos é organizado por cada município. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

As ações de imunização continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a gripe (influenza) e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente da Covid-19 (SARS-CoV-2).

 

3-Por que devemos vacinar?

A vacina contra a Gripe (Influenza) é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021, prevenir complicações, óbitos e as suas consequências sobre os serviços de saúde decorrentes da doença. A vacinação contra a Gripe (Influenza) também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

As ações de imunizações continuam a ser importantes para a proteção contra a Influenza (gripe) e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente da covid-19.

Ao se dirigir a um posto de saúde para se vacinar, não esqueça de levar o cartão de vacinação, utilizando a máscara e respeitando todas as medidas de distanciamento social.

 

4- A vacina de gripe protege contra coronavírus?

Não! A vacina de gripe protege contra o vírus Influenza, evitando casos graves e mortes causados por ele, mas NÃO oferece nenhuma imunização contra o Coronavírus.

 

5-Posso tomar a vacina da gripe e de COVID-19 ao mesmo tempo?

Não! Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Ou seja, se tomar a vacina contra a Influenza, espere 14 dias para tomar a da Covid-19. Se tomar primeiro a da Covid-19, 1ª ou 2ª dose, espere mais 14 dias para tomar a da Influenza.

Por isso, é importante que você leve o seu cartão de vacinas no dia em que for se vacinar para ajudar no controle do profissional de saúde.

Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

 

6-Quais são os grupos prioritários?

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas; Povos indígenas;

Trabalhadores de saúde; Pessoas com 60 anos ou mais; Professores; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;

Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança, de salvamento e armadas; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo de passageiros; Funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação; Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação; População privada de liberdade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: