Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Aulas presenciais retornam com sistema de rodízio de alunos na rede municipal de ensino

qua, 12 de maio de 2021 10:15

Da Redação 

As salas permitiram um pequeno número de alunos, mantendo o distanciamento e o uso de máscara.

A Gazeta do Triângulo já havia noticiado nos últimos dias o retorno às aulas presenciais de forma híbrida na rede de educação municipal em Araguari. Conforme foi divulgado, as primeiras aulas presenciais ocorreram na última segunda-feira, 10, em algumas escolas do município, que foram autorizadas pela Vigilância Sanitária.

A administração municipal afirmou que todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 estão sendo observados, além de haver vistoria das autoridades sanitárias.

As unidades escolares que funcionaram ontem foram: CAIC Dr. Arcino Santos Laureano, CEM (Centro Educacional Municipal) Papa João XXIII, CEM Professor Hermenegildo Marques Veloso e CEM Tenente Coronel Vilagran Cabrita. As turmas que retornaram às aulas presenciais são o 4° e o 5° anos do Ensino Fundamental I.

De acordo com a gestão, os alunos farão rodízio de forma que, a cada dia, somente 4 deles participarão presencialmente da aula.

Todos os profissionais envolvidos no retorno já foram informados, capacitados e instruídos a respeito da utilização dos EPIs e sobre como proceder no cotidiano escolar no contexto da pandemia da Covid-19.

Gradativamente, as outras turmas e também as outras unidades educacionais retornarão às aulas presenciais, sendo que os demais funcionários devem ser capacitados e as unidades preparadas e equipadas para receber os envolvidos no processo educacional.

As escolas foram preparadas para que as medidas sanitárias fossem seguidas.

Em reportagem à Gazeta do Triângulo, o secretário municipal de Educação, Gilmar Chaves, comentou o retorno às aulas presenciais e garantiu que todos os protocolos sanitários foram seguidos. “A adesão [dos alunos e suas famílias] foi excelente. Tudo correu com segurança, dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária e o protocolo do estado [Minas Consciente]. Eu mesmo visitei três unidades [na manhã desta segunda-feira, 10] e falei com alunos e professores. Muitos estudantes ficaram muitos felizes por estar voltando ao ambiente escolar. Foi tudo feito com muita tranquilidade e garantindo a segurança de todos, inclusive destinamos um espaço para os educadores, bem como os EPIs para todos que estavam ali transmitindo seus saberes. […] os pais, no momento em que levavam seus filhos, puderam observar o ambiente e se sentiram seguros”, disse Gilmar.

Ele ainda comentou que mais escolas devem retornar em breve. “Nesta semana voltamos com 4 unidades, e a abertura deve ocorrer de forma gradual. É possível que mais escolas funcionem também já na próxima semana. Lembrando que os pais que ainda não tiverem segurança para levar os filhos para as aulas presenciais podem continuar optando pelo modelo remoto com as apostilas”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: