Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeito Renato Carvalho e secretariado araguarino realizam curso de capacitação em Uberaba

qua, 28 de abril de 2021 09:42

Cidade vizinha já tem autonomia em relação ao Governo do estado, atraindo milhões em investimentos

 

Prefeito de Araguari Renato Carvalho (Republicanos) juntamente com a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade).

Nesta terça-feira 27, o prefeito de Araguari Renato Carvalho (Republicanos) e secretários do município participaram de um programa de capacitação sobre licenciamento ambiental sem a intervenção direta do Estado, na cidade de Uberaba. O treinamento aos gestores foi dado pela equipe especializada em processos ambientais do município vizinho e que já conta com essa autonomia em relação ao Governo de Minas desde 2012. Uberaba é uma das poucas cidades brasileiras que conseguem emitir licenciamento ambiental para grandes indústrias sem a necessidade de recorrer e aguardar toda a regulamentação estadual. A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu o prefeito de Araguari, secretários e técnicos e assegurou o quanto é possível acelerar o desenvolvimento da cidade com menos necessidade de aguardar toda a burocracia que envolve o processo estadual.

E, em busca desse desenvolvimento econômico, que os gestores da cidade de Araguari tiveram acesso aos trâmites legais para que o município conquiste mais independência. Por ela, segundo o prefeito, é possível atrair milhões de investimentos com a instalação e funcionamento de novas indústrias de forma mais rápida, e sem deixar de cumprir a legislação pertinente a qualquer setor produtivo e em diferentes segmentos de atuação.

“Queremos acelerar o progresso da nossa cidade, preservando o meio ambiente e com a mais rápida geração de emprego e renda. Estamos em uma localização geográfica privilegiada, o que já é um atrativo para a vinda de novos negócios”, ponderou Renato Carvalho.

Prefeito de Araguari e seu secretariado participaram de um programa de capacitação sobre licenciamento ambiental sem a intervenção direta do Estado nesta última terça-feira, 27

Ainda durante o encontro, foi apresentado o processo de digitalização da documentação relacionada ao licenciamento ambiental que aconteceu em 2018. O investimento em tecnologia da informação facilitou ainda mais a liberação da documentação necessária para o licenciamento e abertura das indústrias de média e alta complexidade.

De acordo com a prefeita de Uberaba e equipe técnica, neste ano, foi possível registrar em 77 dias, o início da construção de uma indústria desde o momento em que os empreendedores demonstraram interesse em investir na cidade. Esse investimento é na ordem de 270 milhões de reais.

Ainda, segundo Renato Carvalho, os investidores são mais facilmente atraídos por determinado município quando se certificam da autonomia que a cidade tem em emitir o licenciamento ambiental. “Precisamos crescer com responsabilidade e mais independência em relação ao estado para colocar Araguari definitivamente na rota do desenvolvimento do interior do país”, finalizou.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: